Poeta Giselle Vianna lança livros “Intempestiva” e “Pau-rodado” no Cine Teatro Cuiabá

“Pau-Rodado” volta a Cuiabá com poemas inéditos A escritora Giselle Vianna lança, nesta sexta-feira (1º), a partir das 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá, seus livros “Intempestiva” (2023)...

“Pau-Rodado” volta a Cuiabá com poemas inéditos

A escritora Giselle Vianna lança, nesta sexta-feira (1º), a partir das 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá, seus livros “Intempestiva” (2023) e “Pau-rodado” (2016), ambos publicados pela Editora Patuá, após lançamento realizado em Paraty. As duas obras reúnem poemas escritos pela autora entre 2008 e 2022, tendo como tema principal as transformações da vida expressas nos próprios ciclos da natureza, que é uma marca estética da escritora.

O lançamento marca o retorno da autora à cidade, após 8 anos, para compartilhar com a comunidade sua obra literária e também sua produção acadêmica, já que ambas têm Mato Grosso como tema e inspiração. Na próxima segunda (04), Giselle apresenta os resultados de sua pesquisa de doutorado defendida em 2019 na Unicamp, sobre as transformações do trabalho escravo contemporâneo em Mato Grosso na virada do século XX para o século XXI, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso.

Na terça (05), ela participa como convidada e palestrante da comemoração de 16 anos da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE-MT), colegiado que a autora integrou entre 2011 e 2014, quando exerceu a função de Coordenadora de Fiscalização Rural e Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso.

Giselle Vianna é um exemplo de pau-rodado que seguiu viagem carregando a viva memória de suas andanças. É o que diz o trecho de um dos poemas do livro, intitulado “Pantanal”, que marcou sua despedida de Cuiabá e agora marca também seu breve retorno: “é preciso um sol mais quente que o nosso desejo/ que nos desperte antes/ que o sonho acabe/ é preciso seguir viagem/ com um Pantanal dentro do peito”.
O evento é aberto ao público e contará com apresentação de música e sessão de autógrafos.

“Pau-rodado” é o resultado de um projeto literário iniciado em 2007 pela autora, quando se mudou de Campinas para Cuiabá para atuar como Auditora Fiscal do Trabalho e passou a incorporar aos seus textos o encantamento, a fauna, a flora e a cultura mato-grossenses. Assim, a obra une o imaginário local e as questões universais por meio de uma linguagem que mistura tradição e experimentação estética.

Ao longo do livro, que se desenrola em seis capítulos, o leitor encontrará um universo de personagens que encantaram a autora em sua estadia de 8 anos no estado. “A vida é como picada que nasce em qualquer lugar”, diz a música do compositor e mestre de cultura mato-grossense Guapo, que introduz a poesia de Giselle Vianna. Nas palavras de Vanderley Mendonça, que assina a orelha do livro, “Pau-rodado é a poesia com a força do corpo, a grandeza das florestas, distinta da selvageria da vida urbana”.

Já em “Intempestiva”, escrito após a mudança da autora para o estado de São Paulo, destaca-se o imprevisível, a surpreendente fertilidade de um mundo em perigo. Elaborado entre 2016 e 2022, num momento de reviravoltas, fervores e rompantes, o livro desenha um cenário de fulgores, faíscas, agressões, florações, nascimentos, rajadas de vento, bombas de gás lacrimogênio e estrelas cadentes.

Nesse novo livro, Giselle Vianna escreve sobre os movimentos repentinos que transformam nosso mundo e, por outro lado, revela também os processos silenciosos da gestação de novos horizontes. São segredos guardados em sementes dormentes, sentimentos que atravessam oceanos sob a linha d’água, florestas que avançam sobre o desmate. Nos versos de “Intempestiva”, os leitores vão se deparar com uma fagulha de vida que se insinua sobre suas incertezas. Afinal, vivemos tempos austeros, mas também de insólitas luzes. Como sugere a autora: “algo/ relampeja/ no inverno de teus olhos”.

Vianna também é autora dos livros de poesia Interpeles (Komedi, 2008), Eclíptica: poemas venezianos (Benfazeja, 2019), do livro de poesia bilíngue Some Sea (Primata, 2023) e é organizadora do livro Tempo de Jabuticabas (Pontes, 2016), com textos da escritora mineira Maria José Carvalho Vianna, sua avó, além de participar de diversas antologias, saraus e coletivos de artistas.

Serviço
O que: Lançamento dos livros de poesia Pau-rodado e Intempestiva, de Giselle Vianna
Quando: 1º de dezembro, a partir das 19h
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita