Espetáculo arrecada fundos para combate a incêndios florestais no Pantanal

Iniciativa partiu do grupo Amigos do Pantanal como uma ação emergencial Como aconteceu em 2020, o grupo Amigos do Pantanal se reúne novamente em busca de auxílio, arrecadando...

Iniciativa partiu do grupo Amigos do Pantanal como uma ação emergencial

Como aconteceu em 2020, o grupo Amigos do Pantanal se reúne novamente em busca de auxílio, arrecadando fundos para o combate aos incêndios florestais que vêm devastando o Pantanal Mato-grossense. Para isso, eles promovem o espetáculo Pantanal Pede Socorro, no dia 09 de dezembro, às 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com muita música, teatro, arte e dança. Os ingressos custam R$40,00 inteira e o valor arredado será revertido à causa.

“A ideia do espetáculo vem da indignação de ver constantemente o nosso Pantanal queimando e queimando, ver os animais morrendo e ouvir esse grito silencioso. Eu estou no Rio de Janeiro desde junho, gravando uma série para a Globo Play, mas acompanhando de longe essas queimadas, tentando dar voz aos guerreiros e parceiros que estão na linha de frente, por meio das redes sociais e, de alguma forma, chamar a atenção no socorro ao nosso Pantanal. Em contato com os amigos, que valem mais que ouro, que são pessoas que sempre estiveram nessa luta desde 2020, 2021, surgiu a iniciativa, dessa energia coletiva que vai gerando da indignação e como forma de combater a negligência desse governo de Mato Grosso”, brada o ator cuiabano Romeu Benedicto.

A servidora pública, Jenifer Gonçalves Larrea, co-fundadora da ONG É O Bicho, que acompanha a situação desde o início, alerta que os incêndios florestais começaram no Parque Estadual Encontro das Águas, onde se encontra a maior concentração de onças-pintadas do mundo, no início de outubro. “Desde então estamos chamando a atenção do governo e da sociedade, mas pouco foi feito e as chamas atingiram uma proporção catastrófica. Foram queimados 1 milhão de hectares e o fogo se espalhou em várias frentes, incluindo na Transpantaneira, perto de pousadas e comunidades locais”, comenta.

Ela destaca que é urgente a arrecadação de fundos para ajudar os voluntários que estão trabalhando no local, fornecendo água e bebidas isotônicas, combustível para se locomover até as áreas em chamas de carro e barco, além de alimentos para os combatentes e suprimentos médicos-veterinários para tratar os animais acometidos pelo fogo. “Também é necessária a distribuição de alimentos para suplementação alimentar aos animais que sobreviveram ao incêndio, mas perderam seu habitat e a oferta de alimento natural”, observa.

Dezenas de artistas já confirmaram presença nessa ação solidária, entre eles Cena onze, Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, Johnny Everson, Eduardo Butaka, Pescuma, Roberto Lucialdo, Adriano Figueiredo, Romeu Benedicto, Thyago Mourão, Beto Dois a Um, Amauri Tangará, entre outros.

O diretor artístico, Flávio Ferreira, explica que a ação emergencial tem como objetivo arrecadar recurso para os voluntários que estão trabalhando no combate ao fogo. “Em especial à ONG É O Bicho, que tem atendido a população ribeirinha, que perdeu tudo, levando água e comida para os animais”. Ele acrescenta que, na direção geral do espetáculo vai ter a oportunidade de lidar com artistas das mais diferentes vertentes, do teatro, da dança, da música. “Tornando tudo um momento muito importante de aprendizado, ainda mais com este foco, que é o Pantanal Mato-grossense. Então, eu, como pantaneiro, me sinto honrado por estar na direção geral deste grande espetáculo”, finaliza.

Serviço
O que: Espetáculo Pantanal Pede Socorro
Quando: 09 de dezembro, às 19h
Onde: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso
Mais informações: (65) 99227-6215
https://www.sympla.com.br/evento/pantanal-pede-socorro/2264843

Com assessoria