A nova máquina foi feita não só para a manutenção das ruas, mas também para identificar e prevenir possíveis crateras novas
Um robô autônomo, que utiliza inteligência artificial para consertar buracos em ruas e estradas, foi desenvolvido por cientistas britânicos e está pronto para colocar a “mão no cimento” para os primeiros testes. O novo modelo, ainda sem nome, que mais parece um cruzamento entre um tanque e um rolo compactador, foi idealizado pela empresa de tecnologia Robotiz3d e será utilizado para ajudar as autoridades locais nos reparos do asfalto.
Segundo o tabloide The Sun, quase 2 milhões de buracos são consertados no Reino Unido todos os anos, mas, devido ao aumento do número de usuários das estradas e às condições climáticas extremas, a expectativa é de piora.
Os engenheiros explicam que, além de conseguir consertar as rachaduras nas ruas, o robô consegue prever, utilizando um algoritmo, as condições das estradas, o que permite que manutenções preventivas sejam feitas.
Eles também esperam que a máquina reduza as emissões de CO₂ e o desperdício de material associados ao reparo de asfalto.
“Esta é a primeira tecnologia autônoma desse tipo desenvolvida especificamente para enfrentar a crise dos buracos que assola muitas partes do país”, afirmou Lisa Layzell, CEO e cofundadora da empresa, ao site inglês.