Calor extremo: 7 dicas para dormir melhor apesar da temperatura alta

Onda de calor desta semana pode prejudicar os hábitos de sono. Especialista ensina como as pessoas podem dormir melhor apesar do clima O Brasil entrou em uma nova onda...

Onda de calor desta semana pode prejudicar os hábitos de sono. Especialista ensina como as pessoas podem dormir melhor apesar do clima

O Brasil entrou em uma nova onda de calor neste domingo (12/11) e ela deve durar até quinta-feira (16/11). Com boa parte das capitais registrando temperaturas máximas acima dos 30ºC, o calor extremo pode atrapalhar as noites de sono, levando as pessoas a terem dificuldades para dormir.

Um estudo de cientistas da Universidade de Harvard publicado em julho apontou que a faixa de temperatura perfeita para o sono é entre 20 e 25ºC. Segundo eles, quando o termômetro chega a 30ºC, a qualidade do sono cai entre 5 e 10%.

“Para que o sono ocorra de forma adequada precisamos ter a temperatura corporal diminuindo no início do sono. No calor, é difícil equilibrar essa temperatura e, por isso, dormir fica mais difícil”, explica a otorrinolaringologista e especialista em sono Sandra Dias, do Instituto do Sono.

A médica aponta, porém, que é possível tornar o sono mais agradável mesmo diante das altas temperaturas. Veja 7 recomendações importantes:

1. Tome banho antes de dormir

Segundo Sandra, uma boa ducha antes de dormir pode ajudar a reduzir a temperatura do corpo, desde que a água esteja morna ou fria.

2. Climatize o quarto

É indicado manter janelas abertas para facilitar a ventilação. Caso não seja suficiente, a sugestão é usar ar-condicionado ou ventilador para diminuir o calor.

Caso opte pelo ventilador, não o mantenha ligado em direção direta ao corpo. Para potencializar o efeito, a dica é colocar uma tigela com cubos de gelo em frente ao aparelho.

3. Beba água gelada

É imprescindível manter-se hidratado durante o período de altas temperaturas. Além disso, a ingestão de água gelada reduz a temperatura corporal internamente, ajudando a diminuir o calor.

4. Evite fazer exercícios à noite

Sandra também não indica que exercícios físicos sejam feitos durante o período da noite, embora exista a tentação de aproveitar as noites quentes para a prática de esportes, corrida e atividades físicas. Segundo ela, o ideal é fazer algo relaxante como meditar, ler ou ouvir música.

5. Use luzes amarelas no quarto

As luzes que deixamos ligadas no quarto antes de dormir também influenciam na qualidade do sono. “Para relaxar, o melhor é evitar luzes brancas e azuis, preferindo as luzes amareladas, alaranjadas e avermelhadas”, aponta a médica.

6. Durma nu ou com roupas leves

A especialista sugere que as pessoas durmam sem roupa para amenizar o calor. Mas, se você está no grupo dos que não conseguem, o ideal é usar pijamas de algodão, que ajudam a absorver melhor o calor e facilitam a respiração corporal. As roupas de cama, como lençóis e fronhas, também devem ser leves e, de preferência, com composição o mais natural possível.

7. Busque alimentos de fácil disgestão

Dê preferência sempre para alimentos leves e de fácil digestão, especialmente pouco antes de dormir. Dessa forma, o organismo não será sobrecarregado no processo digestivo, o que demanda muita energia e, consequentemente, gera calor. Se possível, evite comer pelo menos 2 horas antes de se deitar.