UFMT sedia 2º Congresso de Jogos Esportivos Coletivos

Evento nacional irá proporcionar discussões em alto nível sobre o tema A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediará, em 2024, o 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos...

Evento nacional irá proporcionar discussões em alto nível sobre o tema

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediará, em 2024, o 2º Congresso Brasileiro dos Jogos Esportivos Coletivos (CBJEC), um evento acadêmico-científico teórico e prático que objetiva proporcionar a divulgação, discussão, atualização fortalecimento e incentivo à pesquisa e práticas nas diversas modalidades esportivas coletivas.

De acordo com o coordenador do evento professor Henrique de Oliveira Castro, da Faculdade de Educação Física, receber o 2º CBJEC demonstra a visibilidade da UFMT na produção científica da área.

“E esse Congresso vai colocar a UFMT na rota dos principais eventos desse tipo, em nível nacional e internacional. Além disso, é importante destacar que o estado de Mato Grosso tem sido palco de grandes eventos esportivos, como Troféu Brasil de Atletismo (realizado na UFMT), jogo da Seleção Brasileira de Futebol masculina das eliminatórias da Copa, entre outros, o que torna a instituição um importante pólo do esporte nacional e internacional”, afirmou.

As inscrições e a submissão de trabalhos estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento. A previsão é que a programação completa esteja disponível até novembro, mas, de acordo com o professor, já estão confirmadas palestras, mesas redondas, oficinas práticas e apresentações de trabalho.

“Os esportes coletivos estão cada vez mais exigentes do ponto de vista da preparação e dos atletas. Por isso, é extremamente necessário o treinamento de qualidade desde a iniciação até o alto nível de rendimento. É necessário que os profissionais envolvidos (e aqui destaco a multidisciplinaridade) tenham uma sequência de trabalho em cada fase da vida esportiva de um jogador, independente se este será ou não um atleta. E essa discussão, que perpassa pelo ensino-aprendizagem e treinamento, em diferentes níveis, contextos e com diferentes variáveis que interferem no desenvolvimento dos jogadores e desempenho nos esportes coletivos, serão alguns dos focos das discussões do 2° CBJEC”, concluiu.