Professora lança livro sobre a Lenda da Lixeira

A obra é uma envolvente ficção ao redor do folclore da árvore do cerrado Mato-grossense de berço, a professora de filosofia Nilda Ramos sempre conviveu com a natureza...

A obra é uma envolvente ficção ao redor do folclore da árvore do cerrado

Mato-grossense de berço, a professora de filosofia Nilda Ramos sempre conviveu com a natureza e, se apossando das ricas experiências proporcionadas, resolveu colocar no papel todos os sentimentos guardados. Assim surgiu a ideia de escrever o livro A Lenda da Lixeira, uma história de ficção que promete envolver o leitor com a fábula da árvore do cerrado, que conta com ilustrações do renomado artista plástico Adriano Ferreira. O lançamento acontece no dia 09 de novembro, às 19h, no Espaço Livre Livro, no Goiabeiras Shopping.

A Lenda da Lixeira é uma alegoria que conta a história de Uirá, uma linda jovem indígena, que se recusa a ter o mesmo destino das demais mulheres da sua aldeia: o casamento. Sua luta pelo direito às suas escolhas, apaixonará o leitor levando-o a um mergulho vibrante nas questões sociais e ecológicas, emocionando, intrigando e provocando.

O processo de criação do livro baseou-se em vivências reais de Nilda. “Era agosto quando o cenário das queimadas se fazia presente, o que me afligia muito e fazia meu foco se voltar para ela: a Lixeira. A única que entre as línguas de fogo que circundavam o asfalto, permanecia em pé. Aquilo me incomodava, me agoniava, vê-la ali, negra, retorcida, por vezes fumegando, parecendo me pedir socorro. Outras vezes a imaginava me acenando, dizendo: ‘Pode ir! Quando você voltar, já estarei verdinha'”, descreve.

Quem ilustra o livro é o renomado artista plástico Adriano Ferreira, em uma parceria que promete encantar a todos que lerem o conto. Já experiente na escrita de obras, Nilda publicou seu primeiro livro “Julinho o Perfumista”, do mesmo gênero, em 2014, pela  Editora Above e já tem data para o lançamento do próximo livro. “Será em 2024, mais uma obra de ficção, cujo tema é um novo olhar sobre as queimadas”, revela.

Como parte da divulgação da obra acontecerão oficinas em bibliotecas das redes pública e particular, ministradas por ela e por Adriano.

Serviço

O que: Lançamento do Livro A Lenda da Lixeira, de Nilda Ramos

Quando: dia 09 de novembro, às 19h

Onde: Espaço Livre Livro, Goiabeiras Shopping

Mais informações: (65) 99976-5257

Com assessoria