SES realiza coleta de sangue, capacitação em atendimento à hanseníase e orientação de saúde bucal em Cáceres

As unidades especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ofertam, entre esta terça-feira e quinta-feira (24 e 26.10), diversos atendimentos aos moradores de Cáceres por meio do...

As unidades especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ofertam, entre esta terça-feira e quinta-feira (24 e 26.10), diversos atendimentos aos moradores de Cáceres por meio do projeto “Ir para Incluir”. Entre os serviços disponibilizados, estão coleta de sangue, capacitação em atendimento à hanseníase e orientação de saúde bucal à Pessoa com Deficiência (PCD).

Os serviços serão ofertados das 8h às 12h e das 13h às 17h no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Izabel. Para o atendimento, é necessário documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossa proposta é levar os serviços da SES ao usuário do SUS que está na Baixada Cuiabana e no interior do Estado. Queremos inclui-lo e promover o acesso à nossa cartela de serviços especializados. Assim, fazemos um trabalho itinerante com eficiência e inclusão”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Durante os três dias de atendimento, a carreta do MT Hemocentro estará estacionada nas proximidades do CEM. Na unidade móvel, será feita a coleta de sangue de doadores voluntários. O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) realizará a orientação e supervisão do atendimento odontológico às pessoas com deficiência previamente agendadas.

O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) ainda capacitará a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres para o diagnóstico, suspeição e sinais da hanseníase, inclusive com atendimento e avaliação dos usuários nas aulas práticas.

Conforme o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, a expectativa é de que sejam atendidas mais de 200 pessoas durante os três dias de atendimento no município.

“Somente em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, afirma o secretário.