Estudantes da Rede Estadual são premiados no Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito

O evento recebeu 105 inscrições e 21 espetáculos foram premiados nas etapas regionais, além de seis grupos na etapa estadual Estudantes de seis escolas da Rede Estadual de...

O evento recebeu 105 inscrições e 21 espetáculos foram premiados nas etapas regionais, além de seis grupos na etapa estadual

Estudantes de seis escolas da Rede Estadual de Ensino foram premiados, nesta quinta-feira (19.10), na etapa estadual do 18º Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran), no Cine Teatro Cuiabá. As apresentações tiveram como tema “Trânsito, um lindo show” e, nesta edição, a organização decidiu não dividir os vencedores por colocação. Seis grupos vencedores nas categorias Juvenil e Infantojuvenil foram reconhecidos igualmente.

Na categoria Juvenil, dividiram o pódio grupos de teatro amador das escolas estaduais Tiradentes (Pontes e Lacerda), Governador José Fragelli (Cuiabá) e Angelina Francisco Mazutti (Campos de Júlio). Na categoria Infantojuvenil, os grupos vencedores são das escolas estaduais Vinícius de Moraes (Colniza), São Pedro Apóstolo (Pedra Preta) e São José (Pontes e Lacerda).

O evento, promovido pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), é destinado aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos, das escolas da rede pública e privada.

Neste ano, a organização recebeu 105 inscrições e 21 espetáculos também foram vencedores nas cinco etapas regionais, de 12 de junho a 15 de setembro, nos polos de Pontes e Lacerda, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste e Várzea Grande.

Para a secretária-adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Nadine Moreira, levar para a sala de aula a educação para o trânsito na forma de teatro, reforça o protagonismo que os nossos estudantes já experimentam na escola. “Precisamos trabalhar, cada vez mais, ações inclusivas para nossa sociedade para que o trânsito seja de fato mais seguro”.

O superintendente da PRF, Arthur Nogueira, lembrou que o Fetran nasceu em Mato Grosso, em 2004, e já se expandiu para mais de 10 estados.

“Está na 18º edição porque ficou dois anos sem ser realizado em razão da pandemia da Covid-19. E, desde então, contamos com apoio institucional da Seduc e outros parceiros, além de estreitar os laços entre a PRF e as escolas públicas e privadas”, pontuou.

“Foi uma honra termos o Grupo de Teatro da Arena entre os premiados na categoria juvenil”, comemorou Cleiton Marino Santana, diretor da escola Estadual Governador José Fragelli. “São apenas 10 estudantes no grupo, mas que representaram muito bem os mais de 500 estudantes da nossa escola”, acrescentou.

Estudantes do grupo da Arena da Educação, como é popularmente conhecida a Escola Estadual Governador José Fragelli, também foram indicados como destaques de melhor atriz e melhor ator, e o grupo Teatro da Arena levou troféus de Melhor Cenário e Maquiagem Destaque.

Vitória Emanuela, estudante do 1° ano do Ensino Médio, foi atriz destaque, e disse ter realizado um sonho. “Desde o ensino fundamental que participo do Fetran e sempre almejei estar entre as melhores atrizes”, contou. A colega dela, Gabriele Cristina, do 2º ano, também foi reconhecida como melhor atriz.

Já Alexandre Gabriel, do 1º ano, ficou com o troféu de melhor ator. “É gratificante levarmos esses três troféus para a nossa escola. Com o teatro, nosso objetivo de conscientizar a juventude sobre a segurança no trânsito foi alcançado”, disse Alexandre.

Antes da premiação, foram apresentados os espetáculos “O fantástico mundo mágico”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Verde, e o espetáculo “A super guarda de trânsito”, apresentado pela APAE de Vilhena-RO.

Fonte: SEDUC-MT