Idosos do Abrigo Bom Jesus aprendem a fazer sal de ervas durante oficina de culinária

Atividade integra os moradores nas atividades do dia a dia Com o objetivo de incentivar a prática contínua, permanente e intersetorial dos moradores do Abrigo Bom Jesus, e...

Atividade integra os moradores nas atividades do dia a dia

Com o objetivo de incentivar a prática contínua, permanente e intersetorial dos moradores do Abrigo Bom Jesus, e envolvê-los em ações que visam à promoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis, na última semana aconteceu no local a oficina de culinária de sal de ervas, um projeto de Educação Alimentar e Nutricional. Participaram idosos, enfermeiros, cuidadores e a equipe da cozinha do abrigo.

De acordo com a coordenadora da oficina, a nutricionista da entidade, Débora da Silva Xavier Oliveira, a proposta é envolver o idoso para que ele se sinta participante do processo de elaboração e obtenha melhor aceitação alimentar e relação com a comida. “Além de oferecer a eles esse momento de descontração e entretê-los, a atividade impulsiona a adoção de bons hábitos”, destaca.

A utilização do sal de ervas no preparo dos alimentos tem como benefício o controle e prevenção da hipertensão arterial, diminuindo o consumo de sódio, além de agregar vitaminas, minerais e outras propriedades nutricionais.

Débora, responsável pela alimentação saudável dos 80 idosos residentes no Abrigo, esclarece que o sal de ervas é uma opção de tempero e pode ser utilizado em qualquer preparação. “O processo consiste em liquidificar o sal com as ervas desidratadas, tais como o orégano, o alecrim, manjericão, salsa, entre outras, desta forma, conseguimos diminuir a utilização do sal nas preparações culinárias, agregando o sabor da diversidade de ervas”, acrescenta.

Diariamente, no Abrigo do Bom Jesus são preparadas e servidas mais de cem refeições no almoço e no jantar, além do café da manhã, lanche da tarde, ceia após jantar, frutas, sucos naturais e água saborizada, que são ofertados ao longo do dia. A maior parte dos alimentos, exceto verduras, legumes e frutas, é doada pela sociedade e grupos de voluntários que frequentam a entidade.

A Fundação Abrigo do Bom Jesus é uma entidade filantrópica, fundada em 1940, pela senhora Maria Müller. A gestão é feita por um grupo de Conselheiros voluntários.

Doações, de alimentos e material de higiene, podem ser agendadas pelo telefone (65) 98112-0188.

Sobre a fundação

A Fundação Abrigo Bom Jesus tem como objetivo proporcionar o envelhecimento saudável, garantindo aos idosos a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao lazer. Por meio da adequação de leitos, realização de oficinas de estimulação cognitiva e socialização, da promoção da acessibilidade e de cuidados básicos essenciais com a pessoa idosa.

Da assessoria