Instituto Ciranda faz apresentação especial alusiva ao dia das crianças

O Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda sobem ao palco com repertório apresentado pelas e para as crianças Uma apresentação especialmente preparada para celebrar o dia das crianças....

O Coro Cirandinha e Coro Primeira Ciranda sobem ao palco com repertório apresentado pelas e para as crianças

Uma apresentação especialmente preparada para celebrar o dia das crianças. Essa é a proposta de mais um evento que integra a programação artística da Temporada 2023 do Instituto Ciranda. No próximo sábado (14), os grupos vocais infantil e infanto juvenil da instituição, sobem ao palco do Teatro Zulmira Canavarros, com um repertório apresentado pelas e para as crianças.

O espetáculo intitulado “Eu canto, tu cantas, nós cantamos”, é uma oportunidade para que os pequenos possam mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano. E tudo isso, com uma grande estrutura de palco, som e iluminação, em um dos principais teatros do Estado e da região Centro-Oeste.

No repertório, canções conhecidas, que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações. “São músicas que nos remetem à infância e que nos trazem muita alegria, como Peixe Vivo, Alecrim Dourado, Anunciação, A Lua, Xote das Meninas, entre outras”, antecipa Gleicy Paniago, regente dos corais e professora do Instituto Ciranda.

Encerrando a apresentação, os dois grupos se juntam para cantar uma música de Michael Jackson (Heal the world), em versão na língua portuguesa. Os coros serão acompanhados por uma banda formada por alunos e professores do Instituto Ciranda. Os ingressos custam R$2,00 mais um quilo de alimento não perecível e podem ser retirados na Casa de Bembem, na Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá.

Grande estreia

Segundo o professor Jhon Stuart, essa apresentação certamente é muito esperada pelos integrantes do Coro Cirandinha, Coro Primeira Ciranda e seus familiares. “É um momento muito especial, por ser a primeira vez que eles se apresentam em um palco. Então, é um evento dedicado exclusivamente pra eles, com uma grande estrutura. E me sinto honrado de assinar parte dos arranjos e a direção musical desse espetáculo. Vai ser lindo, estão todos convidados”, finaliza.

Prática pedagógica

O Coro Cirandinha e o Coro Primeira Ciranda proporcionam uma oportunidade de desenvolvimento artístico e humano para as crianças. Nos grupos, voltados à prática musical pedagógica, os alunos vivenciam as primeiras experiências da rotina de um grupo vocal, incluindo a realização de ensaios regulares e eventuais apresentações públicas, como a do próximo sábado.

Cultura e cidadania

Há 20 anos o Instituto Ciranda – Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé. Somente na capital, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Parceiros

Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Eletrobrás Eletronorte, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Acessibilidade

Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).

Com assessoria