Alunos da MT Escola de Teatro e Cena Onze viajam para o Festival Satyrianas, em São Paulo

Evento acontece de 12 a 15 de outubro, com o lema “Eu não sou de resistir, eu sou de reexistir” Aproximadamente cento e vinte pessoas, entre estudantes e...

Evento acontece de 12 a 15 de outubro, com o lema “Eu não sou de resistir, eu sou de reexistir”

Aproximadamente cento e vinte pessoas, entre estudantes e professores da MT Escola de Teatro e Cia Cena Onze embarcam nesta quarta-feira (11) de outubro rumo a um dos maiores festivais de arte da América Latina, o Satyrianas, que acontece em São Paulo, de 12 a 15 de outubro e homenageia Zé Celso Martinez Corrêa, um dos maiores artistas do século, que faleceu recentemente. O Festival conta, em média, com a participação de mais de 5 mil artistas, oferecendo 600 atrações e atingindo um público de cerca de 50 mil espectadores, ao longo de 78 horas ininterruptas de programação.

De acordo com o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, os alunos estão indo para se apresentar e trabalhar no festival. “É uma ótima oportunidade para os estudantes, dos polos de Cuiabá e Cáceres, trocarem boas experiências com direito a tudo que há de melhor no teatro atualmente, no Brasil e no mundo”, ressalta.

Os alunos tiveram seus trabalhos aprovados em diversas performances e se apresentam na capital paulista, junto a centenas de outras atrações com profissionais de diferentes áreas e diversas partes do país, na 24ª edição do evento, que terá apresentações de projetos nas áreas de teatro, dança, circo, performance, música, artes visuais, cinema e afins.

“Ir ao Satyrianas é sempre um sentimento de renovação dos conhecimentos sobre teatro que a gente possui. É uma oportunidade, uma janela que se abre para que possamos ver, ouvir e sentir a nossa arte de outras formas. É uma interação com outros grupos do Brasil e até mesmo de fora do país, que enriquecem muito a gente e faz com que saiamos de lá com vontade de viver, de presenciar esses grandes espetáculos dos alunos e voltar com a bateria carregada. O sentimento que prevalece é o de que coisas grandes estão vindo por aí. É importante ver esses grandes festivais, a gente aprende muito e enriquece o nosso repertório aqui em Mato Grosso também, destaca o arte-educador Marcio Campos, que integra o grupo.

Para a estudante de tecnologia em teatro na ênfase de produção cultural, Regina Naiara Queiroz, de 23 anos, apesar de estar participando do festival pela segunda vez, o sentimento de ansiedade está tomando conta. “Estou ansiosa demais e muito feliz por estar com quatro trabalhos no festival este ano, mais que no ano passado. Sou produtora de duas peças, sendo a ‘Completo metade cheio’ e ‘Klimkter’ e como atriz na peça ‘BEREU’, da Cia Cena Onze”, revela.

Uma ótima oportunidade para os artistas do estado realizarem um intercâmbio cultural. “Satyrianas é também uma janela para grupos como o Cena Onze mostrarem a produção mato-grossense com alta qualidade, como é o caso do Espetáculo Bereu, que vai representar muito bem o que tem feito pela companhia ao longo de 35 anos de existência. As atrizes que compõem o quadro da peça são muito competentes, com longa carreira no teatro, que ensaiaram muito e vão com muita potência, junto a esse forte espetáculo que vai causar um grande impacto”, acrescenta Campos.

Satyrianas é um evento que integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo desde 2009. Teve início em 1989, quando uma jovem companhia teatral, Os Satyros, tomou a iniciativa de realizar uma saudação à primavera, recebendo em seu espaço artistas de diversos lugares do país. Desde a sua chegada à Praça Roosevelt (SP), em 2000, o grupo realiza, no início da primavera, a maratona cultural que, durante 78 horas ininterruptas, oferece inúmeras atividades artísticas de acesso livre, com entrada gratuita ou ao valor de ingresso consciente (“pague o quanto puder”), aos moradores da cidade.

Sobre a MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel-MT) e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).

Com assessoria