O Flor Ribeirinha representará o Brasil na competição mundial na Coreia do Sul

O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha embarca neste sábado, 30 de setembro rumo à Coreia do Sul para representar o Brasil e a cultura popular mato-grossense em três grandiosos...

O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha embarca neste sábado, 30 de setembro rumo à Coreia do Sul para representar o Brasil e a cultura popular mato-grossense em três grandiosos festivais folclóricos na Ásia, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-FIDAF.

O Cheonan World Dance Festival é considerado um dos maiores festivais competitivos de danças folclóricas em nível mundial, e ocorre em paralelo com o Congresso Mundial da Federação de Festivais Internacionais de Dança, que reúne representantes de mais de 60 países.

Além das apresentações em Cheonan, o grupo também se apresentará no 32° Festival Korea Dance em Changwon e no Seongdong-gu World Folk Dance Festival em Seul. A renomada mostra exprime grande sucesso com público, registrando a cada ano cerca de 200 mil espectadores.

Conforme o diretor artístico, Avinner Brandão, o Flor Ribeirinha se preparou por meses antes de embarcar, “Teremos coreografias de 15, 10 e 5 minutos com performances diante da cultura popular brasileira que evidencia a identidade, cores e força do nosso povo”, disse ele, destacando que o grupo tem dedicado seus ensaios e preparativos desde o ano passado para levar ao público internacional a riqueza das manifestações culturais brasileiras.

“O enredo o qual se volta o repertório traz à tona o Boi Bumbá como força de expressão dos povos originários da Amazônia enquanto firmamento da identidade étnica e cultural do nosso país”, adiantou. E também levará da comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, o siriri cuiabano como expressão dos saberes e repasses da vivência cotidiana do Centro-Oeste do Brasil.

Avinner frisou ainda que, além das coreografias, os figurinos também foram pensados para levar ao palco um pedaço do Brasil. Passando pelas mãos talentosas de artistas do próprio quintal, como também pela colaboração de figurinistas de Parintins no Amazonas, como o Astista Makoy Cardoso, que atua na produção cênica do Boi Bumbá Caprichoso. “Já em Mato Grosso, o Flor Ribeirinha conecta a sua história com renomados artistas locais, como a figurinista Jane Klitizke e o artista plástico Adriano Figueiredo Ferreira. Adriano por sua vez, assina mais uma vez de forma inovadora, com pinceladas potentes, mais um figurino do grupo e promete levar ao palco coreano, figuras da cultura do Estado, em cores, formas e movimentos vibrantes”, observou.

Contabilizando sua décima viagem pelo Flor Ribeirinha, a atual coreógrafa do grupo, Mariana Laura, fala sobre a alegria, o amor, dedicação e responsabilidade que o grupo carrega na representação do país. “Nós vamos atuar levando a cultura de Mato Grosso, de Cuiabá e mostrar a essência e ancestralidade indígena do povo cuiabano e brasileiro, que é uma das coisas que mais temos de melhor”, garantiu Mariana.

A fundadora e presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, ressalta a importância da elaboração de um repertório que estabeleça um diálogo coeso com a realidade local. Ela destaca a vida ribeirinha do povo ribeirinho, com o objetivo de preservar as raízes e divulgar em mais um grandioso evento a cultura popular.

Na avaliação de Domingas, o sucesso internacional é uma trajetória de muita luta e persistência. “Eu não esperava que um dia nós do Flor Ribeirinha, iríamos ter essa oportunidade tão maravilhosa de mostrar a nossa cultura para o mundo”, disse ela emocionada, lembrando que a torcida e a vibração do povo mato-grossense será combustível para cada movimento do grupo.

Histórico:

Criado há 30 anos na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, às margens do Rio Cuiabá, o grupo Flor Ribeirinha vem ganhando reconhecimento e notoriedade internacional através dos países, onde já se apresentou como: Peru, Paraguai, Rússia, França, Alemanha, Itália, Holanda, China, Croácia, Turquia, Eslovênia e Croácia. O percurso e história integram o Ponto de Cultura Quintal da Domingas, que preserva com muito orgulho o título de tricampeão mundial de danças folclóricas.

A competição entre federações de mais de 15 países será feita de igual para igual, e o grupo está focado na busca de mais um título e excelentes resultados para o Brasil. Todo o preparo tem contado com uma rede fundamental que confia e fortalece a cultura popular mato-grossense. O grupo tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além das parceria com os mantenedores: Braavos Indoor, Bio Óleo, Lojas Dona do Lar, Brasido, Energisa, Goiabeiras Shopping, Malai Manso Resort, BodyTech, e Sicoob que percorrem de mãos dadas por todo o processo que envolve a realização do trabalho do grupo.

Com assessoria