A 1º Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência em VG-2023, organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e com a Associação Várzea-grandense da Pessoa com Deficiência (AVDC) será realizada de 21 a 23 de setembro, durante todo o dia, no Ginásio Poliesportivo “Fiotão”.
Sobre a supervisão da SUPAD-GOV e das secretarias municipais de Várzea Grande de Assistência Social, Saúde e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer em parceria com a AVDF, promete ser um evento de destaque e de grande importância para a conscientização e inclusão das pessoas com deficiência.
A programação abrange atividades variadas ao longo de três dias, com foco em experiências, debates, lazer inclusivo e mobilizações para a inclusão social.
“Importante ressaltar que muitos dos processos já finalizados de pedidos de cadeiras de rodas, de banho, próteses, órteses, aparelhos auditivos e outros serão entregues na ocasião. Outros processos iniciados na CER serão dados encaminhamentos, mas estaremos à disposição para orientar a população, vale a pena participar”, explica Fabiane Guedes, secretária executiva do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Confira a programação dos três dias (pode sofrer alteração):
Dia I (21/09)
Abertura Oficial (8h): O primeiro dia terá início com uma cerimônia oficial no Ginásio Fiotão, incluindo uma apresentação cultural e discursos das autoridades envolvidas na organização do evento.
Atendimentos em Paralelo (9h): Durante toda a manhã, haverá uma série de atendimentos importantes, como a distribuição de cadeiras de rodas, doação de sangue no hemocentro e uma carreta de vacinação, destacando a importância da saúde e mobilidade das pessoas com deficiência.
Podcast (13h30): Destaque para a mesa redonda coordenada pela Superintendente da PCD-MT, Taís Augusta de Paula, que contará com a participação de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de VG, AVDF, SEDUC, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, mãe intérprete e pedagoga, e educadora física, todos discutindo experiências e relatos significativos.
Debates (14h30): Momento importante para a troca de ideias e discussões sobre as questões que envolvem as pessoas com deficiência.
Palestra Ultra Medica (15h): Destaque para a palestra da Ultra Medica, trazendo informações relevantes sobre a saúde das pessoas com deficiência.
Desfile Surpresa (16h30): Encerramento do primeiro dia com um desfile surpresa que promete emocionar e inspirar.
Dia II (22/09)
Dia Festivo de Lazer Inclusivo (8h): O segundo dia, marcado pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será um dia festivo com atividades de lazer inclusivo no Clube Mangueira.
Atividades Diversas (9h30): Incluindo futebol para pessoas com deficiência, karaokê, atividades recreativas nas piscinas, apresentações musicais e delícias como pipoca, picolé e algodão doce.
Almoço (12h30): Momento de confraternização e recarregamento de energias para a tarde de atividades.
Encerramento (17h): Um dia repleto de diversão e inclusão que será concluído com um encerramento especial.
Dia III (23/09)
Concentração (8h): O terceiro dia começa com a concentração em frente ao Ginásio Poliesportivo Fiotão.
Atividades e Palestras (8h30 – 11h): As atividades do último dia incluem a abertura oficial, fala das autoridades e diversas atividades.
Vídeo Paralímpico (11h15): Uma oportunidade de destacar as conquistas e o potencial das pessoas com deficiência no esporte.
Distribuição de Lanche (11h30): Momento de confraternização.
Encerramento (12h): Um encerramento emocionante que marca o fim da I º Semana Descentralizada de Luta da Pessoa com Deficiência em VG-2023.
Com assessoria