Programação da 16ª Mostra de Dança de Mato começa com sessão de filmes e oficina de videodança

Carlinhos de Jesus e Denise Matta são alguns dos convidados da nova edição, realizada entre os meses de setembro e dezembro 

Potente plataforma de formação de plateia e vitrine da produção artística do estado, a Mostra de Dança de Mato Grosso completa 16 anos com extensa programação composta por apresentações, exibição de filmes e atividades de capacitação.

E como sempre, contará com a participação de convidados de grande relevância no panorama nacional, como Carlinhos de Jesus, artista consagrado que também é jurado do Dança dos Famosos e a bailarina e diretora especialista em Experimentação Cênica, Denise Matta.

O início da mostra é marcado por uma inovação no projeto. Nos dias 15 e 16 de setembro, no palco do Goiabeiras Shopping haverá a Mostra de Videodança de Mato Grosso. No primeiro dia, serão exibidas obras artísticas nacionais e estrangeiras, como Bordant Le Quai, da brasileira Andrea Barbour e a sensível Can you cry underwater, de Cora Gasparotti (Itália).

Já no segundo, é a vez da mostra Corpos Afirmativos, que traz recorte especial de obras com temáticas identitárias, caso de Ezlekua, da espanhola Marta Romero. Os títulos exaltam o protagonismo negro, LGTQIAPN+, de mulheres, imigrantes e Pessoas com Deficiência (PcDs). A atividade é livre para todos os públicos e após as sessões haverá bate-papo sobre assuntos pertinentes às produções.

Antecedendo o evento, só que no caso, de 15 a 17 de setembro, serão ofertadas oficinas de Composição Coreográfica e de Videodança Corpo e Tecnologia, às 9h e 15h, respectivamente. Ambas oficinas terão participação especial de Denise Matta, diretora geral e artística da Cia de Dança Abrindo Portas e da Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento Videodança, de Ribeirão Preto (SP).

Evento tradicional do calendário mato-grossense

Uma das idealizadoras, Maria Hercília Panosso destaca que a Mostra de Dança de Mato Grosso é um evento tradicional do calendário estadual, mas que ela se renova ano a ano. “Como agora, que abrimos diálogo com outras linguagens artísticas, como o audiovisual e as artes visuais. É uma prática que soma muito ao processo criativo. Também fazemos a ponte entre artistas que atuam em Mato Grosso e expoentes da dança no Brasil, que podem desfrutar dos intercâmbios. Um aprende com o outro”.

A seu lado na realização da mostra está o diretor geral e artístico, Kelson Panosso. Ele destaca que a mostra tem sido essencial às discussões no âmbito da cadeia produtiva da dança e políticas públicas e da importância da democratização do acesso a atividades artísticas.

“É a partir dessa vitrine que muitas crianças e jovens passam a se interessar pela arte da dança e então, muitos profissionais nascem aí. Também buscamos sensibilizar o poder público e iniciativa privada sobre o poder de transformação social da cultura e do quão importante é investir no setor. Além da qualificação, defendemos também a devida regulamentação da profissão”, aponta Kelson.

A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da CIDARTA – Companhia das Artes e Associados e recebe investimento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer (Secel-MT), além do apoio cultural do Goiabeiras Shopping, Superintendência Integração, Cidadania e Cultura da ALMT (Assembleia Social).

Samba no pé, gafieira e hip hop

Em outubro, a agenda no dia 28 começa às 16h, no Palco Cultural do Goiabeiras, com palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico, capitaneada pelo artista Wesley Dubreak.

Logo mais, às 19h, todos seguem rumo ao Parque das Águas, onde um palco especial será montado para receber o show especial, Carlinhos de Jesus & Partner, além de convidados de Mato Grosso.

Já no dia seguinte, 29, o jurado do Dança dos Famosos ministra oficina de samba no pé e gafieira para iniciantes. A atividade começa às 10h.

Por fim, às 19h, novamente é o Parque das Águas o cenário perfeito para as apresentações de dança. Desta vez, inteiramente dedicadas à comemoração dos 50 anos do hip hop na história da arte e 40, no Brasil.

“Vale ressaltar, desde a origem, a mostra dialoga com vertentes diversas da dança e para nós é uma honra participar desse momento festivo”, declara Kelson.

Artes visuais

Uma exposição de artes visuais coletiva e temática da história da Mostra de Dança de Mato Grosso marca a programação da mostra em novembro, com abertura no dia 20. Ela ficará por um mês em cartaz no Palco Cultural Goiabeiras.

Cinderela no palco

Por fim, a mostra encerra com mostra de dança com artistas convidados, no dia 6 de dezembro, às 19h. Desta vez, no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Nos dias seguintes, 7 e 8, artistas mato-grossenses e convidados, encenam o clássico do repertório mundial, Cinderela. Para cada uma das apresentações é cobrado o ingresso solidário: 2 kg de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos a entidades beneficentes pela Assembleia Social.

Todas as outras atividades da Mostra de Dança são gratuitas. Para mais informação sobre inscrições para as oficinas, ligue ou mande mensagem para os telefones: (65) 99943-7748 | (65) 99283-4685. Ou, siga @cidartaoficial no Instagram.

Serviço:

XVI Mostra de Dança de Mato Grosso

15,16 e 17 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras  

9h – Oficina de Composição Coreográfica

15h – Oficina de Videodança – Corpo e Tecnologia

15 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras  

19h30 – Exibição de obras artísticas do Brasil e exterior

Bate-papo após exibição

Livre para todos os públicos

16 de setembro, no Palco Cultural do Goiabeiras  

19h30 – Exibição de obras com recortes identitários

Bate-papo após exibição

Livre para todos os públicos

28 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras  

16h – palestra e bate-papo sobre o break, break olímpico e break pedagógico com Wesley Dubreak 

28 de outubro, Parque das Águas

19h – Show Carlinhos de Jesus & Partner, além de artistas mato-grossenses

29 de outubro, Palco Cultural Goiabeiras Shopping 

10h – Oficina com Carlinhos de Jesus de samba no pé e gafieira [iniciante]

29 de outubro, Parque das Águas

19h – Espetáculo em Comemoração aos 50 anos do Hip Hop

20 de novembro a 20 de dezembro, no Palco Cultural Goiabeiras  

De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30 e sábado das 10h às 15h – Mostra de artes visuais coletiva e temática da Mostra de Dança de Mato Grosso

06 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros

19h30 – Espetáculo Mostra de Dança com artistas convidados e grupos de Mato Grosso

07 e 08 de dezembro, Teatro Zulmira Canavarros – Ingresso solidário

19h30 – Espetáculo Bodas de Cinderela

Com assessoria