Várzea Grande realiza mais um mutirão no fortalecimento dos programas de Assistência Social

A secretaria de Assistência Social continua realizando nos bairros da cidade, o mutirão para atualização e regularização do Cadastro Único. Nesta quarta-feira (13), a equipe responsável pelo cadastro...

A secretaria de Assistência Social continua realizando nos bairros da cidade, o mutirão para atualização e regularização do Cadastro Único. Nesta quarta-feira (13), a equipe responsável pelo cadastro estará realizando mais uma ação, desta vez no bairro Carrapicho, localizado na região do Grande Cristo Rei. A concentração será realizada no espaço da igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Montreal, a partir das 13h30.

“O objetivo da ação é fazer a regularização das famílias que se encontram em descumprimentos das condicionalidades e com isso estão perdendo os seus benefícios. O Cadastro Único é uma importante ferramenta para a articulação da rede de promoção e proteção social e também um mecanismo fundamental para a integração das iniciativas de diversas áreas e em todos os âmbitos da federação que visam promover a inclusão social, destacou a coordenadora do Programa Cadastro Único, Elizangela Ferreira Arantes.

Como explica a coordenadora, uma das linhas de atuação do Programa de Fortalecimento Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS), exige a atualização e regularização – permanentes – do CadÚnico, que deve servir de base eficaz à “identificação e a caracterização das famílias de baixa renda ou vulneráveis à pobreza”.

Para identificar essas pessoas, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, deu início no mês de junho, a busca ativa de beneficiário unipessoal (aquele que está inscrito sozinho no cadastro), em ações que estão ocorrendo nos bairros além de visitas domiciliares. “No município estão cadastradas 20.777 famílias em situação de pobreza, e para atender a demanda apresentada, estamos realizando ações estratégicas em rede, para atualização cadastral e inserção de novas famílias”, destacou a coordenadora.

Elizangela Arantes ressalta a participação dos presidentes de bairros que tem atuado de forma eficaz no suporte que tem dado a Secretaria de Assistência Social com apoio logístico e também ajuda na divulgação das ações que são realizadas nas localidades, principalmente na convocação dos moradores para ação realizada no bairro. “As coordenadoras dos CRAS de cada região, entram em contato com os presidentes dos bairros para que eles indiquem o espaço adequado para a realização do cadastramento. Esse trabalho tem sido essencial uma vez que otimiza o tempo para a preparação da atividade no local onde a ação será realizada”.

A titular da Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que o Cadastro Único é um instrumento que possibilita a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, podendo ser utilizado para diversas políticas e programas sociais voltados a este público.

“Por meio de sua base de dados, é possível conhecer quem são, onde estão e quais são as principais características, necessidades e potencialidades da parcela mais pobre e vulnerável da população.  E é justamente esse trabalho que vem sendo feito em Várzea Grande.  Uma das atribuições do Cadastro Único é fazer a busca ativa das famílias, neste programa estamos intensificando essa ação e de forma descentralizada”, completou.

Com assessoria