O Sesc Mato Grosso recebe por meio do projeto Sesc Amazônia das Artes, edição 2023, a exposição “Waçá-wará”. Criada por artistas indígenas da região do Oiapoque (Amapá), o Coletivo Waçá-wará, apresenta ao público parte de sua produção artística, a partir de obras contemporâneas, dos dois últimos anos.
O Coletivo Waçá-wará reúne artistas das artes plásticas, performance artística, dança, audiovisual e literatura, originários de diferentes povos da região. Sua formação se deu a partir do Festival Corpus Urbis (Terra Indígena Uaçá, 2017) que contou com a participação de 47 artistas, de diferentes regiões do Brasil. Ao longo de oito dias de atividades, trabalhos e projetos foram nascendo, proporcionando as trocas entre os artistas de diferentes estados.
A exposição tem como objetivo valorizar os conhecimentos e práticas culturais indígenas da região do Oiapoque, através da transmissão de conhecimentos sobre sua cultura, por meio das criações de Milton Nunes, do povo Galibi Marworno, Yermollay Caripoune, do povo Karipuna, Keyla Palikur, do povo Palikur, e o Coletivo Manuli Artesanatos, do povo Galibi Kali’na.
A mostra é composta por pinturas em tela, esculturas, desenhos e gravuras de autoria de mestres e artistas indígenas fundamentais para a história da arte indígena no país. O ponto de intersecção dos temas desenvolvidos na exposição é a arte indígena contemporânea, tendo como referência a arte tradicional indígena de suas culturas, como as cestarias, cerâmica, tecidos, artesanatos e esculturas e entalhes em madeira e cuias, objetivando o fortalecimento cultural, a visibilidade da arte indígena e a transmissão de conhecimento, por meio da união dos quatro povos indígenas da região.
A Exposição ficará em cartaz na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal entre os dias 17 de agosto a 17 de setembro e o público poderá visitá-la gratuitamente de terça a domingo, das 14h às 21h.
SERVIÇO:
Exposição “Waçá-wará”, projeto Amazônia das Artes
Visitação: terça-feira a domingo das 14h às 21;
Local: Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal;
Classificação: Livre
Observação: menores de 10 anos entram acompanhados por responsáveis;
Entrada gratuita