Fábio Argenta*
Milhares de pessoas pelo mundo têm algum problema cardíaco. Mas muitos não sabem, por nunca terem feito um check up e alguns nunca foram ao médico a não ser em emergências, por isso, vemos casos em que as pessoas mesmo praticando esportes morrem e só depois a causa é revelada.
Sempre alertamos que as pessoas tenham o hábito de passar por um exame cardiológico até porque hoje com a tecnologia, farmacologia com medicamentos avançados e novas técnicas é possível se tratar preventivamente doenças coronarianas, por isso dizemos que a Cardiologia é uma ciência em expansão. Inclusive, é o tema do nosso Congresso que acontece em setembro entre os dias 14 e 16 de setembro de 2023, no Hotel Deville.
Acabamos de ter um evento de Hipertensão Nacional em Cuiabá e nosso Congresso vem complementar com novidades, simpósios, mesas redondas, palestras com participação de médicos de outros estados e do interior no sentido de se trocar conhecimentos, fazer atualização e saber os tratamentos utilizados e os resultados. Por isso é importante a participação de todos.
A Cardiologia está mesmo em expansão, assim como a medicina de um modo geral. Não podemos ficar apenas restritos aos nosso consultórios, mas participar de eventos e ações efetivas no sentido de fazermos mais por nosso pacientes e cumprirmos nossa missão perante a sociedade de se evitar mortes precoces por doenças tratáveis que podem garantir que nossos pacientes possam ter qualidade de vida e mais tempo para curtir a vida.
Ser cardiologista é uma missão de manter o coração funcionando, mas para isso a atualização do que está acontecendo pelo mundo nesses eventos é fundamental. Participe.