Ação busca levar carinho e acolhimento aos pequenos pacientes e chamar atenção para as doações à instituição mato-grossense de oncologia
Thais Lima, de 13 anos, é uma das mais de 65 mil pacientes atendidas no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) em 2023. Ela recebeu uma visita surpresa na manhã de quarta-feira (09.08) dos Voluntários Bom Futuro, grupo de voluntários da empresa Bom Futuro.
O objetivo foi alegrar o dia das crianças e adolescentes que estavam aguardando tratamento oncológico no hospital que atende pessoas de todo Mato Grosso pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu fiquei muito feliz com a surpresa, quando as pessoas vêm aqui fazer uma doação de tempo e amor”, afirma Thais.
O mês de agosto celebra a importância do voluntariado no Brasil e o dia 28 é o Dia Nacional do Voluntário. Para Andréa de Arruda Dias, colaboradora do setor da contabilidade da Bom Futuro em Cuiabá, ser voluntária é um ato gratificante.
“Entrei no programa de voluntariado no ano passado, logo que entrei na empresa. Fizemos um curso de palhaçaria por três meses e, agora, estou aqui nesta jornada. Cada dia as ações vão se intensificando e é muito bonito ver como a gente alegra o ambiente, as crianças ficam muito contentes”, conta Andréa.
De janeiro a julho deste ano, o HCanMT recebeu 17.548 pacientes e realizou 64.921 atendimentos. A maioria dos pacientes oncológicos é de Mato Grosso, eles são quase 17 mil e vêm de 194 municípios.
O Hospital ainda recebeu 351 pacientes de 35 municípios do Ceará, e 32 pacientes de 19 cidades de Rondônia. Mas vem gente de todo o país buscar atendimento no HCanMT. Neste ano, já passaram pelo hospital pacientes de 24 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A instituição é filantrópica e atende exclusivamente pelo SUS, dependendo, além dos repasses governamentais, de doações de empresas e pessoas físicas. Por isso, participa anualmente do McDia Feliz, ação realizada pelo Instituto Ronald McDonald, que será no dia 26 de agosto. Por meio de venda de camisetas e de tickets do Big Mac, as pessoas podem auxiliar o hospital mato-grossense.