Brasileiro ganha medalha de ouro na maior olimpíada de matemática do mundo

Um jovem brasileiro ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu no último dia 13 em Shiba, Japão. Era a primeira vez dele no...

Um jovem brasileiro ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que aconteceu no último dia 13 em Shiba, Japão. Era a primeira vez dele no torneio!

Matheus Alencar de Moraes, de 16 anos, é o responsável pelo feito. Ele foi o primeiro cearense a ser contemplado com a premiação no evento, e a rotina até o prêmio envolveu longas horas de estudo e preparação.

O garoto, que estuda no Colégio Farias Brito (CE), viajou acompanhado de amigos, que também participaram da competição. Além dele, mais dois alunos conquistaram medalhas. Rodrigo Salgado, ganhou medalha de prata, e Luiz Felipe Giglio, ficou com o bronze.

Rotina

Ganhar a maior Olimpíada Internacional de Matemática não é nada fácil, e a preparação de Matheus começou bem antes da viagem.

O jovem explicou que estudava 10 horas por dias, e contou com o apoio de sua mãe.

Tudo começou em 2019 na Olimpíada Rioplatense, foi lá que o garoto decidiu que iria se dedicar para a IMO.

A missão estava dada, e desde então Matheus dedicou foco total para conseguir alcançar o objetivo.

Pesou também o fato do garoto ter um vasto currículo com participações em competições nacionais e internacionais. A primeira olimpíada dele foi aos 11 anos!

É ouro!

Sobre o feito de ser o primeiro cearense a ganhar medalha de ouro na competição, ele explicou:

“Eu diria que é uma sensação bem legal. É uma experiência muito diferente, viajar, conhecer pessoas diferentes e do mundo inteiro. É uma conquista muito boa, consegui uma medalha de ouro logo na minha primeira participação. Fico muito feliz de poder representar o Ceará”.

E não pense que ele parou por aí, o menino agora quer participar mais duas vezes da competição antes de se formar no colégio.

No início, a matemática não era o campo de estudo favorito do rapaz, mas logo se tornou uma paixão.

“Desde que comecei a estudar de verdade e entender o que eu estava fazendo eu tenho essa paixão”.

Colhendo os frutos

A mãe e advogada Marcele Caroline Maciel de Alencar, explicou que nada veio fácil.

“Foram muitos investimentos para que a gente começasse a colher frutos agora”, disse.

Matheus perdeu o pai quando tinha apenas três anos de idade, e de acordo com a mãe, a vitória do garoto é uma forma de homenagear todos aqueles que ajudaram a cuidar dele.

“Nosso papel é pavimentar essa estrada e fomentar essa estrutura para que ele possa se concentrar nesse resultado e nos sonhos que ele tem. Não caiu a ficha ainda da importância dessa medalha. A gente ainda tem cenas dos próximos capítulos, mas é a certeza de um trabalho bem feito”, comemorou.

Equipe Brasileira

Além de Matheus, o jovem brasileiro que ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, viajaram na delegação brasileira os estudantes Rodrigo Salgado, Luiz Felipe Giglio, Rodrigo Porto, Leonardo Fakhreddine, Eduardo do Nascimento e Felipe Makoto.

O time foi liderado pelos professores Edmilson Motta e Samuel Barbosa.

Ao todo, eles trouxeram seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

Por Só Notícia Boa – Com informações do Diário do Nordeste