Brasileiro de 16 anos é medalha de prata na Olimpíada de Matemática (EUA)

Um estudante brasileiro de 16 anos foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Copernicus de Matemática, em Nova Iorque (EUA). Ao todo, o adolescente já ganhou...

Um estudante brasileiro de 16 anos foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Copernicus de Matemática, em Nova Iorque (EUA). Ao todo, o adolescente já ganhou 20 medalhas, fera demais, né?

Gabriel Barbosa é paraense, estuda em uma escola particular de Belém e é um craque quando o assunto é matemática.

Para participar da etapa internacional, o adolescente teve que primeiro, ganhar medalha  na etapa nacional, o que deixou a família super orgulhosa.

Paixão pelas exatas

O interesse pela área de exatas vem de família, os pais, são da área de Tecnologia da Informação.

Ana Carolina Barbosa, de 39 anos, mãe de Gabriel, disse que o adolescente é muito estudioso e se tornou destaque na escola onde estuda.

“Ele sempre gostou de matemática. Acho que puxou um pouquinho dessa paixão por ciências exatas. Na escola é um excelente aluno e vem ganhando espaço cada vez mais nas olimpíadas de conhecimento deste ano. Ele estuda muito todos os anos”, disse a mãe.

A competição

A 4° Olimpíada Copernicus de Matemática teve como sede a Universidade de Columbia. A prova foi realizada no último dia 11, e o resultado saiu no dia seguinte.

Gabriel teve que dar duro para faturar a medalha para casa, ao todo, mais de 500 estudantes de todo o mundo disputaram a competição.

Família acompanhou

A família do brasileiro que foi medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática, acompanhou tudo por uma live do Instagram aberta pelo professor do estudante.

No momento do anúncio, a emoção tomou conta.

“Foi uma emoção enorme para mim e para o pai. Estávamos assistindo a live no Instagram que um professor estava transmitindo. Quando falaram o nome dele, gritamos, pulamos, foi muita emoção”, disse Ana Carolina.

O garoto tem parentes em pelo menos quatro estados do país. Todos estavam ligadíssimos na olimpiada.

“Os familiares acompanharam de Minas Gerais, Sergipe, Acre e no Pará, todos muito emocionados com a conquista merecida dele”, explicou a mãe.

Sonho

Gabriel é jovem e tem um futuro brilhante pela frente.

Professores e a coordenação da escola, onde ele estuda, elogiaram bastante a dedicação dele aos estudos.

Quanto ao curso superior que quer seguir, Gabriel já sabe, e tem até o local.

“O sonho dele é fazer Ciência da Computação na The University of British Columbia, no Canadá”, afirmou a mãe.

A dedicação do garoto já rendeu vários prêmios, só esse ano Gabriel foi medalha de bronze na Singapore e Asian Schools Math Olympiad; medalha de bronze na Copernicus Olympiad Mathematics; medalha de bronze em grupo na segunda Olimpíada Nacional em História do brasil e bronze na American mathematics Olympiad.

Por Só Notícia Boa – Com informações de O Liberal