Flauta Mágica celebra 25 anos de existência apresentando musical no Cine Teatro

Projeto mostra mundo afora a qualidade da educação e desenvolvimento social que preparam os jovens para a vida Na próxima sexta-feira, 23 de junho, às 20h, no Cine...

Projeto mostra mundo afora a qualidade da educação e desenvolvimento social que preparam os jovens para a vida

Na próxima sexta-feira, 23 de junho, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, acontece o musical Flauta Mágica – 25 Anos Transformando Vidas, um show com músicas nacionais e internacionais, o mesmo repertório apresentado na abertura do 26º Inffinito Brazilian Film Festival, em Miami. O espetáculo é, antes de tudo, uma prestação contas à sociedade do trabalho realizado, para mostrar ao público a qualidade técnica e artística desenvolvidas pelo projeto de educação e cultura, ao longo de várias gerações.

Para crianças e jovens, que se prepararam com afinco e nos mínimos detalhes, subir ao palco nessa noite é um momento sonhado com muita expectativa para vivenciarem na prática o protagonismo de uma construção coletiva, numa rica experiência de se perceberem, e de se sentirem valorizados sob os olhares atentos e emocionados dos seus familiares. “Não há experiência mais enriquecedora para elevação da autoestima dessas crianças e jovens”, destaca o maestro Gilberto Mendes, fundador do Instituto.

Ele afirma que, ao olhar pela linha do tempo dos últimos 25 anos, é quase que estar vendo um filme surrealista. “É rememorar uma verdadeira avalanche de grandes shows em repletas salas de concertos, verdadeiros santuários da cultura universal, em lugares e paisagens espetaculares vistos apenas em grandes produções de Hollywood. Tudo isso em contraste com a realidade simples do nosso cotidiano no bairro Jardim Vitória em Cuiabá”.

Atualmente o projeto atende aproximadamente 450 alunos nas modalidades de canto coral, flauta doce, violão e ballet. São crianças e adolescentes oriundos de bairros periféricos e maioria estudante de escolas públicas. Com diversos frutos, vários alunos tornaram-se professores de música e atuam em importantes escolas de Cuiabá e da Europa. Na dança, duas alunas se graduaram, pós-graduaram e hoje atuam profissionalmente.

Para Maria Pereira, mãe da Clara Melissa, de 10 anos, estudante de coral e flauta e da pequena Isabella Teresa, de 6 anos, que estuda flauta e balé, tê-las no Flauta Mágica é muito gratificante. “Agradeço muito pela dedicação que o maestro tem pelo projeto. Muitas crianças nunca teriam a oportunidade nem de ir a outro estado e foram tocar fora do Brasil. Além dos valores de vida ensinados, bem como se comportar, nem todo mundo tem essa paciência e amor pelo outro que o maestro tem. Sei que não é fácil manter um projeto por 25 anos, com a qualidade do Flauta”, declara. A filha mais velha de Maria também fez parte do projeto.

Em todos esses anos desenvolvendo ações de Educação Musical e Cidadania, o projeto vem tendo os resultados desse trabalho reconhecidos e apoiados por organismos nacionais e internacionais, como a Unesco, Ministério da Cultura, Ministério Público Federal, Fundação Bando do Brasil, SOJE (Symphonie des Orchestres de Jeunes d’Europe), PIPA (Portuguese International Parents Association), FFB (Fundação Focus Brasil), FIC (Fundação Itaú Cultural) e INFFINITO (Inffinito Art & Cultural Foundation), além de grandes empresas do agronegócio que atuam em Mato Grosso. A produção do espetáculo é patrocinado pelo Tribunal Regional do Trabalho, Regional Mato Grosso (TRTMT).

“Já são mais de sete mil beneficiários, que ao longo do tempo superam as enormes barreiras existentes nas comunidades em que atuamos, que tanto dificultam uma ascensão social de crianças e jovens que optam por trilhar caminhos éticos”, finaliza Mendes.

Sobre o Flauta Mágica

Fundado em 1998, o Instituto Flauta Mágica é uma Organização sem fins lucrativos que ensina balé, canto e flauta doce na periferia de Cuiabá. Com tecnologia social própria, desenvolve um programa de Educação musical e Dança voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Com assessoria