Idosos participam de curso de compostagem realizado no CRAS Santa Maria

Idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Ikaray participaram na manhã desta quinta-feira (27), no Centro de Referência em Assistência Social...

Idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Ikaray participaram na manhã desta quinta-feira (27), no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS do bairro Santa Maria, de um curso rápido sobre a utilização da compostagem e dos benefícios que esse processo traz ao meio ambiente.

A compostagem é um sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica, a exemplo de restos de animais ou vegetais, como cascas de ovos, frutas e legumes, em um excelente adubo. Em outras palavras, é o processo natural de reciclagem da matéria prima. A compostagem pode ser usada também para evitar que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários e cause sérios problemas sociais e ambientais.

A bióloga Solange Margarete dos Santos, que integra a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, explicou como a compostagem pode ser usada para evitar que o lixo orgânico vá parar nos aterros sanitários e cause sérios problemas sociais ao meio ambiente. “Em ambientes naturais equilibrados, eles não geram problemas para o meio ambiente. No entanto, quando o seu descarte é feito incorretamente, eles são extremamente prejudiciais à natureza”.

A especialista disse ainda que nas produções em grande escala, o uso da compostagem pode significar uma grande economia, já que o adubo gerado reduz a necessidade do uso de produtos químicos nas plantações.

A coordenadora de Educação Ambiental, Adriana Alves Anunciação, disse que a secretaria de Meio Ambiente vem realizando palestras, oficinas e orientações nas unidades sociais, nas escolas da Rede Municipal e empresas privadas, levando informações e ações voltadas para a preservação do meio ambiente. “A nossa missão é levar a um número maior de pessoas, orientações sobre os mais variados temas, voltados ao meio ambiente. Atuamos principalmente nas escolas e nas unidades sociais porque queremos educar o adulto e conscientizar as crianças para que sejam cidadãos conscientes”.

A dona de casa, Rosália Maria da Cunha disse que foi criada na roça e que gosta de lidar com a terra. “Essas explicações são importantes porque a gente, às vezes, não tem noção das coisas, principalmente dos alimentos que descartamos nos lixos comuns e que podem virar adubos para as nossas plantas e para a nossa horta. Eu vou a partir de agora fazer a separação do lixo e tentar fazer o meu próprio adubo”.

PARCERIA: A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda reforçou a parceria de serviço existente entre a secretaria de Meio Ambiente e a Secretária de Assistência Social e que juntas desenvolvem várias ações. “O curso de compostagem é mais um que vai contribuir com o trabalho que está sendo feito, aqui no CRAS, onde temos uma horta comunitária e que está em plena execução, daí a necessidade de estarmos atentos aos processos que podem ajudar na qualidade dos itens que estão sendo cultivados no local, bem como nas orientações que podem ser empregadas nos quintais de casa ou em nossos jardins”, destacou.

Ela disse ainda que a equipe da Secretaria de Meio Ambiente está sempre presente ajudando em várias situações, a exemplo da implantação da horta comunitária do CRAS Santa Maria. “Tivemos apoio e acompanhamento dos engenheiros agrônomos na fase de plantio das sementes, e agora a ajuda dos biólogos no processo de elaboração do adubo orgânico que com certeza vai contribuir para o equilíbrio e a qualidade de nossas plantações”.

Com Assessoria