PREPARAÇÕES CULINÁRIAS À BASE DE CAFÉ SÃO CLÁSSICAS E SABOROSAS

Segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água, o café é bastante utilizado em receitas Apreciado não apenas pelo seu sabor, mas também pela sua capacidade de...

Segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água, o café é bastante utilizado em receitas

Apreciado não apenas pelo seu sabor, mas também pela sua capacidade de fornecer energia e aumentar a concentração, o café é o segundo produto mais comercializado no mundo. A paixão pela bebida, produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, é tão grande que o líquido é celebrado em duas datas internacionais: o Dia Mundial do Café, em 14 de abril, e o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.

No Brasil, maior produtor de café, sendo responsável por mais de um terço da produção mundial, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, também celebrado o Dia do Barista, que é um profissional especializado no preparo de bebidas à base de café.

Versátil, o café pode ser usado para criar uma ampla variedade de pratos, desde bolos e panquecas até cafés gelados e sobremesas. Para a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, do Fort Atacadista Mato Grosso, o café é um ingrediente ideal para dar aquele toque especial às receitas, pois possui um sabor único, desde que seja consumido com moderação.

“Bolos e doces feitos com café são uma ótima maneira de acrescentar um diferencial a qualquer refeição. Por exemplo, existem receitas com bolos de café tradicionais, ou bolos de café com chocolate e outros ingredientes”, sugere.

Doces feitos com café, como brownies, muffins, tortas, bolachas e outros, também têm um sabor diferente que pode destacar a alimentação. “O café pode ser usado ainda como ingrediente em sobremesas tradicionais, como sorvete ou creme de café. Estas preparações podem ser saudáveis, utilizando menos açúcar e usando leite desnatado ou água”, acrescenta a nutricionista.

Ela esclarece que outros itens saudáveis, como canela, cardamomo, gengibre e baunilha podem ser adicionados nas preparações com café, tornando-as mais benéficas e mantendo as propriedades nutritivas intactas.

A seguir, a nutricionista propõe uma receita fácil, rápida e nutritiva de brownie de café sem glúten para comemorar o Dia Mundial do Café.

Brownie de café sem glúten
2 xícaras (chá) farinha sem glúten (aveia, arroz, linhaça)
3 ovos
2 xícaras (chá) água com gás
1 xícara (chá) açúcar mascavo
1 colher (sopa) café expresso em pó
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 xícara (chá) chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo
Coloque na batedeira o açúcar e os ovos e bata para dar uma mistura. Vá adicionando aos poucos a água, depois que estiver bem homogêneo, acrescente também a farinha sem glúten. Depois da massa bem homogênea, vá adicionando o café e o chocolate em pó. E depois de tudo pronto e misturado, incorpore o fermento à massa. Forre uma forma com papel manteiga e então espalhe a massa sobre ela, ou use uma de silicone. A forma é média. Leve para assar em forno com fogo médio (180ºC) por 25 minutos.

Onde encontrar
As lojas Fort Atacadista oferecem diversos tipos e qualidades de café. São cafés de grãos moídos, em grãos inteiros, em sachês, em cápsulas, em pó, descafeinados, torrados, orgânicos, especiais, entre outros. Além disso, os produtos apresentam diferentes aromas, sabores e intensidades, sendo possível encontrar cafés que agradam a todos os paladares.

Em Mato Grosso, as lojas do atacarejo estão presentes em Cuiabá, nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães e, em Várzea Grande, na Avenida da FEB.

Com Assessoria