Inflação alta é a principal vilã na hora de abastecer a despensa; saiba como fazer compras sem comprometer o orçamento do mês
A inflação dos alimentos transformou a tarefa de fazer as compras do mês em um desafio para muitos brasileiros. Conforme dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro de 2020, o setor de alimentação e bebidas acumulou alta de 36,06%. Somente em 2022, o segmento teve aumento de 11,64%, contra 5,79% do IPCA. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses itens representam 2,41 pontos percentuais dos 5,79%, mais da metade da inflação acumulada durante o ano.
De acordo com economistas, a perspectiva para 2023 é que a inflação de alimentos e bebidas se aproxime do índice geral de preços, cujas estimativas estão entre 5% e 6%. No entanto, mesmo com a desaceleração, economistas alertam que o período ainda será de desconforto, com o preço dos produtos mais elevados.
Listamos sete dicas que podem fazer a diferença na hora de fazer boas escolhas nas compras nos supermercados e atacarejos, auxiliando o consumidor a driblar este cenário e garantir mais economia:
1 – Faça uma lista de compras
Listar todos os itens que se pretende comprar antes de sair de casa é fundamental para evitar gastos desnecessários com itens que já estão na despensa ou que não são indispensáveis. Se preferir, anote em uma folha de papel todos os produtos que vão acabando ao longo do mês, assim será mais difícil na hora de finalizar a lista para sair às compras.
2 – Determine um valor para gastar
É muito mais fácil gastar em excesso quando não se tem um controle sobre o quanto se pode gastar. Por isso, tão importante quanto organizar a lista de compras é estabelecer um limite de gastos antes de ir ao mercado ou atacadista da sua preferência. Verifique as suas finanças antes de ir às compras e determine um valor. Atenha-se a esse valor e evite ceder às tentações (gastos desnecessários) para não comprometer o orçamento.
3 – Confira a validade dos produtos
Levar para casa produtos de baixa qualidade, pouca duração ou até mesmo já vencidos, fora do prazo de validade, aumentam as chances de desperdícios desnecessários e prejuízos para o orçamento familiar. Vale atentar aos dias em que são ofertadas promoções de hortifruti (ou FLV – sigla para “frutas, legumes e verduras”) e açougue, por exemplo, pois nestes dias os estoques nestas categorias são ainda maiores, com uma maior variedade de itens, e mais frescos.
4 – Dê preferência para compras em atacadistas ou atacarejos
Redes como o Fort Atacadista – com forte presença em vários estados brasileiros, principalmente em Mato Grosso, onde possui três unidades em Cuiabá e uma em Várzea Grande – costumam ter uma grande variedade de marcas e produtos, e por fazerem negociações mais robustas com os fabricantes, acabam conseguindo repassar preços mais baixos aos consumidores – sejam clientes finais, transformadores ou comerciantes. Muitos itens como os de categorias não perecíveis também valem ser garantidos em maior quantidade, mesmo para consumo pessoal (do lar), pois o preço para compras de atacado costuma ser ainda mais baixo.
5 – Atenção às promoções
Além de um melhor custo-benefício frente aos varejistas tradicionais, o Fort Atacadista tem também diversas promoções e ofertas especiais, como por exemplo o “Dia F”, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês. No “Dia F” todas as lojas da rede disponibilizam preços mais baixos em centenas de itens. Para as compras no Vuon Card, o cartão de crédito do Grupo Pereira, há descontos exclusivos e até 40 dias para pagar.
6 – Teste novos produtos
Outra vantagem de comprar em lojas como o Fort Atacadista é a possibilidade de testar novos itens, já que esses estabelecimentos oferecem uma grande variedade de produtos e marcas, algumas inclusive exclusivas – que só vendem lá. Não tenha medo de experimentar, você pode se surpreender com a qualidade e sentir a diferença no bolso. Há marcas importadas exclusivas para molhos de tomate, massas, azeites, chocolates e vinhos que surpreendem em qualidade e sabor e com preços muito atrativos.
7 – Deixe as crianças em casa
Se para os adultos é difícil resistir a tentação de comprar algo que não é fundamental, para os pequenos é muito mais; por isso, se for possível, na hora de ir às compras prefira deixar as crianças em casa, em especial as menores, pois elas ainda não possuem a capacidade de compreender certas situações – como fazer certas escolhas para para economizar, por exemplo.
Em Cuiabá, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães e, em Várzea Grande, na Avenida da FEB.