Lençóis Maranhenses é o parque nacional mais buscado no Google

Lençóis Maranhenses é destaque em buscas no Google

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão , é o parque nacional do Brasil mais buscado no país nos últimos 12 meses no Google, segundo um levantamento feito pela equipe de dados da plataforma. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e em terceiro o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Conforme o levantamento, o termo “parque nacional” é a segunda versão mais buscada ao lado de “parque”, atrás apenas de “parque aquático”. Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro foram os estados que mais buscaram por parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses.

O estudo também mostra que “o que é parque nacional?” foi a pergunta mais buscada sobre parque nacional no Brasil nos últimos 12 meses. “Parque nacional mais antigo do Brasil” é o termo com maior crescimento ao lado de parque nacional no Brasil na comparação do último ano com o período anterior.

Segundo a lei 9.985 de 2000, o parque nacional visa a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. No total, o Brasil tem 74 parques nacionais.

Parques nacionais mais buscados no Google no Brasil nos últimos 12 meses:

  1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
  2. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  3. Parque Nacional da Tijuca
  4. Parque Nacional da Chapada das Mesas
  5. Parque Nacional do Itatiaia
  6. Parque Nacional da Chapada Diamantina
  7. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
  8. Parque Nacional Serra da Capivara
  9. Parque Nacional Iguaçu
  10. Parque Nacional do Monte Roraima
  11. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.

Lençóis Maranhenses. Foto: Instagram/@dronelencoismaranhenses

 

Lençóis Maranhenses . Foto: Instagram/@dronelencoismaranhenses

 

Lençóis Maranhenses . Foto: Instagram/@dronelencoismaranhenses

 

Lençóis Maranhenses. Foto: Instagram/@dronelencoismaranhenses

 

Na confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, as paisagens mais conhecidas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em junho de 1981, são as lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

Atualmente, diferentemente de outros parques nacionais, não é cobrada taxa para entrar nos Lençóis. Mas existe uma série de regras: não pode consumir bebida alcoólica e nem levar animais domésticos, por exemplo. E não tem vendedor ambulante nem quiosque: é preciso levar tudo o que se vai consumir, até água.

Além disso, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade , segundo a lista da ONG World Heritage Watch (WHW). A indicação é feita pelo país que o abriga para depois ser sancionada pela Unesco.

A entrada dos Lençóis Maranhenses na lista confere um status de prioridade na conservação do sítio; com o título de patrimônio natural, o seu estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional. Aquilo que mais conta na tomada de decisão é a demonstração de que uma área candidata é realmente diferente e única.

A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.

Porém, no dia 4 de março deste ano, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou que recebeu uma carta da Unesco informando que a candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título Patrimônio Natural da Humanidade atendeu a todas as exigências técnicas. De acordo com Brandão, uma comissão da entidade virá ao Maranhão fazer uma avaliação presencial do Parque.

IG Turismo *Com informações do G1 Maranhão.

Fotos Instagram/@dronelencoismaranhenses