Cuiabá Café abre as portas na região do Porto

Às vésperas de completar 304 anos, Cuiabá recebe de presente um Café que leva seu nome. Instalado numa casa tipicamente cuiabana, daquelas que se estendem da varanda da...

Às vésperas de completar 304 anos, Cuiabá recebe de presente um Café que leva seu nome. Instalado numa casa tipicamente cuiabana, daquelas que se estendem da varanda da frente até o quintal onde pés de frutas proliferam, o Cuiabá Café abre suas portas para cuiabanos de Chapa e Cruz, moradores vindos de todos os cantos do país, turistas brasileiros e estrangeiros em visita à capital mato-grossense.

Localizado no tradicional bairro do Porto, o Cuiabá Café é um daqueles lugares onde a pessoa vai para saborear, sem pressa, uma grande diversidade de delícias preparadas de acordo com a essência cuiabana.

João Vieira

O chef Thadeu Morelly, 57 anos, assina o cardápio e faz questão de preparar todas as receitas da forma mais tradicional possível, sem atalhos. Tudo feito diariamente, bem fresquinho, como se deve. A ideia é que as pessoas saiam de casa não para ir a um comércio, mas sim frequentar uma casa onde um café muito especial é servido com tudo que se tem direito.

francisquito

O cardápio é composto por dezenas de pratos, incluindo os clássicos bolo de arroz, bolo de queijo, chipa frita, pastel de carne e de queijo, esfihinha, empadinha de carne seca, bolos caseiros de fubá, de manteiga, de limão, de iogurte e muito mais, sem esquecer o tradicional revirado cuiabano, a paçoca de pilão com bananinha e o pão com ovo.

Tem ainda tapioca de presunto e queijo, de carne seca e com manteiga e omelete simples ou incrementada.

Para beber, o chá de capim cidreira bem docinho, colhido em Santo Antônio, Bom Sucesso ou onde mais o santo capim se proliferar. Há ainda mate, sucos com frutas da região, café expresso, gelado, capuccino. Se fizer um friozinho, sai ainda um chocolate quente.

A ideia é ter um local agradável onde a cuiabania possa tomar seu café da manhã com as delícias da região e também encontrar os amigos, clientes e saborear um buffet totalmente pitoresco, descorado para que as pessoas se sintam na casa daquela tia, da avó de antigamente onde a família se reúnia para o quebra torto.

Fotos João Vieira

 café

Queremos que as pessoas possam saborear toda a riqueza da nossa culinária, um verdadeiro cardápio cuiabano, já que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, afirma o chef Morelly.

Para quem quiser prolongar a experiência, o Cuiabá Café também vai oferecer serviço de mercearia com produtos à venda, como empadas, broinha, francisquitos, entre outros. Haverá também alguns congelados.

Ele confessa que faz as receitas todas de cabeça. Faça uma ou duas vezes seguindo a receita e depois preparo seguindo minha intuição. Perguntado se não tem medo de errar, diz com a tranquilidade de um quase ribeirinho: tenho mão boa para cozinha.

Messias Bruxo, um dos sócios, destaca que vão oferecer ainda café coporativo para empresas e instituições.

Nascido na Varginha, região rural do município de Santo Antônio do Levergar, Morelly começou a cozinhar ainda jovem, aos 15 anos, na companhia da mãe e das tias que, segundo ele, cozinhavam muito bem. Faziam bolo de arroz para as festas religiosas, especialmente de Santo Antônio. O bolo era assado numa assadeira retangular e depois cortado em formato quadrado para ser distribuído à população que esperava do lado de fora da casa. Ai se alguém furasse a fila, era briga na certa, conta ao ar divertido.

bolo

Morrely trabalha como cozinheiro profissional há 20 anos e passou pela cozinha do Sesc Pantanal, do Pastel e Cia, atuou em buffet e restaurantes, mas não gostava, revela. Sempre tive o sonho de abrir um café e o realizei num pequeno ponto no bairro Dom Aquino. No começo foi muito difícil e cheguei quase a desistir, não fossem os amigos me apoiando, não sei não….

Agora com a abertura do Cuiabá Café se diz confiante, otimista, porém, um tantinho ansioso.

Quem for ao Cuiabá Café vai se deparar com inúmeros referências à cultura local, toalhas de chita, cujas estampas coloridíssimas estão presentes também no cardápio físico – nada de QR Code – flores, frutas e pimentas fakes por toda parte, alegrando o ambiente e trazendo um calor que somente os cuiabanos de nascimento e coração sabem valorizar.

João Vieira

bolo de arroz

Não poderia faltar a imagem de São Benedito e a Igreja do Rosário, estampada logo na estrada num dos vidros da janela. Há ainda suculentas fotos das delícias que estão na mesa e objetos antigos espalhados pelos ambientes da ampla casa.

É digoreste puro!

 

Serviço:

Avenida 13 de junho, 1.914, no Porto

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 6h às 12h

Operação: Self Service

Por Rita Comini Gazeta Digital