Eventos e Feiras estão ocupando e resgatando o Centro Histórico de Cuiabá

Flash Day Tattoo e Feira Preta realizados no mês de março, levaram a população a visitar e consumir no local A famosa Praça da Mandioca e o Centro...

Flash Day Tattoo e Feira Preta realizados no mês de março, levaram a população a visitar e consumir no local

A famosa Praça da Mandioca e o Centro Histórico de Cuiabá, andavam esquecidos pela população, e consequentemente o comercio local sofria com a baixa das vendas. Porém nesse mês de março, o Flash Day Tattoo e a Feira Preta movimentaram o local, levando apresentações artísticas, palestras, tatuagem, feira com produtos artesanais, alimentação e muitos outros.

O Flash Day Tattoo, realizado no dia 18 de março, pelo Movimento Vambora e Tattoo Galery levou cerca de 1.000 pessoas para a rua Pedro Celestino. Foram mais de 10 horas de evento, gerando 50 empregos diretos e 30 indiretos, o comercio local também foi envolvido e atestou como positivo a realização desse evento.

Para o dono do Winchester Pub, localizado na mesma rua, Rangel Ferreira D’orazio, eventos como esse são muito importantes e ajudam a dar vida novamente ao Centro Histórico. “Para mim foi excelente, bem ao lado do meu pub. Pós-evento, o pessoal veio conhecer. Também é bom para mostrar que o CH está voltando a ser movimentado, incentiva, talvez, com que mais pessoas montem seus empreendimentos aqui. Tem muito casarão antigo se acabando, nada atrativos, com pouca segurança e sem uma estrutura boa para empreender. Então esses eventos trazem mais públicos e estimulam quem quer abrir um comércio”, declara.

A Presidente do Movimento Vambora, Silvana Cordova, relata que o Flash Day teve como prioridade o resgate do patrimônio histórico e das pessoas que vivem e trabalham ali. “Durante o evento fechamos parcerias com estacionamentos e lojas ao entorno, proporcionando a inserção deles. Também contratamos moradores locais para trabalharem conosco na produção”. Ela ressalta que a sede do Movimento Vambora é no Centro Histórico, na rua Ricardo Franco. “Estamos aqui por acreditarmos no potencial e por toda história cultural que esse local possui”, conclui.

Já no dia 22 de março a Casa das Prestas em Parceria com o Sebrae MT realizou a Feira Preta, na Praça da Mandioca, com exposições quilombolas e apresentações culturais. A feira criou um espaço de troca de saberes e vivência entre os expositores de Cuiabá e Região.

“A gente está muito feliz, porque o nosso primeiro evento atendeu, e superou, as expectativas de participação e aceitação do público. Agora vamos potencializar esse instrumento de reforço à nossa identidade negra, que apoia as lutas da relações étnico-raciais, e coloca em evidência o trabalho dessas comunidades rurais, quilombolas, das mulheres urbanas e periféricas. A parceria com o Vambora é superimportante porque ele ajuda nas conexões periferias, fomentando o empreendedorismo, a economia criativa, assim como a parceria com o Sebrae. Para além disso, o Movimento Vambora revitaliza o Centro Histórico e traz à tona toda a história do Mato Grosso, que nasce aqui na Praça da Mandioca. A sede da Casa das Pretas também funciona aqui”, ressalta a presidente do presidente e fundadora do IMUNE-MT -Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, Antonieta Costa.

O Evento Flash Day Tattoo foi realizado dentro do Segundo Festival Vambora e teve patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL e apoio do Sebrae-MT. A Feira Preta aconteceu no Fórum Sebrae de Economia Criativa realizado pelo Sebrae-MT, juntamente com o Centro Cultural Casa das Pretas e o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso – IMUNE MT. Ambos os eventos foram realizados regularmente seguindo todas legislações e autorizações perante a Prefeitura Municipal de Cuiabá e Corpo de Bombeiros Militar.

Com assessoria