Profissionais da Educação de Várzea Grande participam da formação ‘Pelas Lentes da Aprendizagem Criativa’

O Programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 06 a...

O Programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 06 a 14 anos

Um grupo de profissionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande participou, na semana passada, de uma formação ofertada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) aos municípios participantes do Programa Escolas Criativas. O curso foi realizado nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Guarulhos (SP).

De acordo com a subsecretária da SMECEL, Maria Alice Barros, que participou da formação como membro da Comissão Gestora, a formação abrangeu oficinas para a orientação prática sobre abordagem da aprendizagem criativa, integrada ao currículo e programas tecnológicos a serem inseridos em sala de aula para o efetivo desenvolvimento da aprendizagem.

As oficinas tiveram como temas ‘Colocando a Aula Sob o Microscópio’; ‘A Lupa nas Formações’; ‘De Óculos Novos para Minha Rede: Tecnologias e Outros Recursos’; ‘Binóculo Regional e Ampliando os Horizontes pelo Telescópio da minha Rede’. Além da subsecretária Maria Alice, o encontro contou com a participação das articuladoras e formadoras Lezi Aparecida da Silva, Nailza da Costa Gomes, Jaqueline Freire Bispo e Kelsilene Priste Gomes.

Segundo Maria Alice, em 2022, Várzea Grande foi selecionada para participar do Programa Escolas Criativas, idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO. O Programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 06 a 14 anos.

“Desde a primeira reunião formativa, ocorrida logo após o Município ser selecionado, nossos profissionais estão recebendo formações tanto em Várzea Grande como em outros municípios do país, trocando experiências e conhecimento nos fundamentos da aprendizagem criativa, uma abordagem pedagógica que defende a criação de ambientes educacionais mais criativos, lúdicos e relevantes”, disse.

O líder da Pasta em Várzea Grande, Silvio Fidelis, lembrou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem 10 Escolas Municipais participando do ‘Programa Escolas Criativas’. “Por acreditar na iniciativa, na criatividade e no potencial dos nossos professores, estamos investindo em estratégias que irão permitir avançar ainda na aprendizagem de nossos alunos, colocando em prática todas as técnicas propostas que incentivem a troca de ideias, explore materiais e conceitos envolvidos neste projeto de forma livre e descontraída”, pontuou.

Por Secom Prefeitura de Várzea Grande