Várzea Grande terá mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Abertura das celebrações aconteceu no dia 6, às 17h, com aula de dança aberta ao público. Diversas secretarias e parceiros preparam programação que inclui ações de enfrentamento à...

Abertura das celebrações aconteceu no dia 6, às 17h, com aula de dança aberta ao público. Diversas secretarias e parceiros preparam programação que inclui ações de enfrentamento à violência contra a mulher, um cuidado constante da atual gestão. Rede de cuidado visa o protagonismo feminino no empreendedorismo, segurança, autoestima e saúde

Neste mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Várzea Grande está promovendo uma série de ações envolvendo diversas secretarias e parceiros, para ampliar a participação feminina na sociedade, além da sua autoestima e saúde. As atividades começaram nesta segunda-feira, dia 6, e se estendem por todo o mês de março.

À frente da organização está o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), coordenado pela primeira-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika DorilêoBaracat.

“Além do enfrentamento à violência contra a mulher, um cuidado constante da atual gestão, as ações visam o protagonismo feminino no empreendedorismo, segurança, na saúde e na ampliação da participação de todas nós no mercado de trabalho” destacou ela frisando que o prefeito Kalil Baracat reafirma a todo momento a necessidade de o Poder Público Municipal ser o suporte para aqueles menos favorecidos pela sorte.

A abertura das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, será marcada com a realização de uma aula de dança, no Paço Municipal da Prefeitura de Várzea Grande, às 17h, 6 de março (segunda-feira), com o professor Fernando Silva. As inscrições para aula são gratuitas e devem ser feitas até domingo, 5, pelo site da prefeitura no endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos preparando tudo com muito carinho. A abertura será especial e diferente. Visando alertar para saúde e autoestima da mulher. Pensamos em uma estrutura diferenciada, com vários profissionais da educação física cedidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, que darão suporte e orientações. Também preparamos um café da tarde saudável para as participantes”, detalhou a primeira-dama, Kika DorileoBaracat.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Defesa Social por meio da Guarda Municipal, realizará a uma blitz orientativa e comemorativa, em pontos estratégicos da cidade. “Entendemos que a data é de comemoração, então teremos essa blitz orientando a mulher sobre o trânsito e parabenizando elas pelo dia. É a forma de demonstrarmos nosso respeito e presentear as mulheres várzea-grandenses”, explicou o subcomandante da GM, Alexander Gouveia Ortiz.

No dia seguinte, 9 de março, a Guarda Municipal também realiza o 2° Pedal do Dia da Mulher. A ação conta com a parceria da Polícia Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) e a Delegacia da Mulher. A concentração será na Praça Sarita Baracat (antiga Aquidaban) a partir das 19h30 e saída às 20h.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também já divulgou um calendário de ações alusivas ao Dia da Mulher que se estendem durante todo o mês de março e tem como tema “Mulheres em Evolução 2023”, segunda edição. “Todas as quintas-feiras, a partir de 09 de março, realizaremos em cada CRAS palestra sobre autoestima com a nossa secretária-adjunta Daniela Baroni que também é coaching e escritora, apresentações culturais, a participação da Comissão da Mulher da OAB Mato Grosso com orientações jurídicas. Cada evento terá uma surpresa para as participantes”, pontua a gestora da pasta, Ana Cristina Vieira.

As ações nos CRAS são gratuitas e ocorrerão conforme calendário: CRAS Cristo Rei, dia 9 de março, às 9h, CRAS Santa Maria, dia 16 de março, às 9h, CRAS Jardim Glória, dia 23 de março, às 9h e CRAS São Mateus, dia 30 de março, às 9h.

“O dia 8 de março é uma data mundial que celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. Mas, sobretudo, é um apelo a uma sociedade mais igualitária na questão de gênero. Esperamos a participação maciça da mulher várzea-grandense, das funcionárias públicas de Várzea Grande e de quem mais quiser somar conosco”, convidou a primeira-dama.

Por Secom – VG