Abrigo Bom Jesus adquire novos enxovais com recursos do Tesouro Nacional

Os valores permitiram ainda a contratação de cuidadores e fisioterapeuta A Fundação Abrigo do Bom Jesus recebeu 70 novas camas hospitalares, 120 kits de enxoval com toalhas de...

Os valores permitiram ainda a contratação de cuidadores e fisioterapeuta
A Fundação Abrigo do Bom Jesus recebeu 70 novas camas hospitalares, 120 kits de enxoval com toalhas de banho, fronhas, lençóis e cobre leitos; um aparelho de televisão; um computador; e 325 caixas de fraldas  com 92 unidades cada, tudo isso com recursos do tesouro nacional, por meio de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal José Medeiros. Todos esses itens já foram entregues após realização de tomada de preços. Para o mês de março serão entregues jogos de intervenção terapêutica e um veículo zero quilômetro, tipo van, para uso exclusivo dos idosos acolhidos no Abrigo.
Os recursos totalizam a ordem de um milhão de reais que permitiram ainda a contratação de cuidadores e fisioterapeuta. O termo de convênio foi celebrado em 2022 com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, via Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – SNDPI.
A Fundação Abrigo do Bom Jesus, completa 83 anos de existência neste mês de fevereiro. Fundada pela senhora Maria Muller, de tradicional família cuiabana, a Instituição acolhe 86 idosos que, em sua maioria, foram abandonados pelos seus familiares. Entre os acolhidos, destaque para dois idosos centenários com, respectivamente, 111 e 104 anos.
O IBGE estimou quem 2021 o Brasil teria 28,8 milhões de idosos. A última pesquisa realizada em Mato Grosso apontava uma estimativa de 3,5 milhões de habitantes, sendo que 11 por cento desse universo são idosos. Outro ponto relevante para projetos que trabalham com Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) é o fato de que a expectativa de vida da população brasileira aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem.
O dia a dia do Abrigo do Bom Jesus é mantido basicamente com donativos da sociedade. São 86 idosos acolhidos e 65 funcionários, entre: cuidadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, nutricionista, assistentes sociais,  cozinheiros e pessoal administrativo. Além de uma diretoria executiva formada por 6 voluntários, a Fundação tem a gestão consultiva de um Conselho Deliberativo com 19 membros voluntários.
As doações podem ser depositadas via PIX, CNPJ da própria Instituição: 03.483.351/0001-99, ou na conta doação no Banco do Brasil: agência 046-9 conta corrente  402059-6.
A Fundação Abrigo do Bom Jesus tem sua sede própria na avenida Historiador Rubens de Mendonça, s/n, próximo à 14ª Brigada de Infantaria. Para visitas, basta fazer o agendamento pelo telefone (65) 98112-0188.
Com informações da assessoria