Shopping Estação Cuiabá recebe exposição gratuita que resgata 50 anos de videogames

Além de conhecer videogames raros de todo o mundo, visitantes do Museu do Videogame Itinerante poderão jogar os clássicos e ainda curtir o palco movimento, participar de torneios,...

Além de conhecer videogames raros de todo o mundo, visitantes do Museu do Videogame Itinerante poderão jogar os clássicos e ainda curtir o palco movimento, participar de torneios, concurso de cosplay, simuladores de corrida, espaço PlayStation VR e muito mais.

A capital de Mato Grosso recebe de 18 de fevereiro a 5 de março a maior exposição do Brasil que resgata a história dos videogames. O Museu do Videogame Itinerante trará ao Shopping Estação Cuiabá, a Exposição 50 anos de videogames. Com entrada totalmente gratuita e aberta ao público, o evento trará mais de 350 consoles de todas as gerações, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de Palco Movimento, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch, entre outras.

Exposição 50 anos de videogames mostrará a evolução do mercado mundial de videogames que, atualmente, fatura cerca de 150 bilhões de dólares ao ano, o que é mais do que faturam música e filmes juntos. E isso tudo começou em 1972, quando o engenheiro Ralph Baer anunciou o Magnavox Odyssey, considerado o primeiro console de videogame do mundo.

Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

A exposição interativa resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

De acordo com a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho, a primeira edição do evento foi um sucesso. “Esperamos repetir o feito de 2022 e trazer ainda mais fãs do tema para a exposição. Sabemos que quem compareceu na última edição, certamente estará de volta. Afinal, conhecimento e cultura são sempre bem-vindos”, destaca.

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história. Além das ilhas de antigos, o evento também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5 e Microsoft Xbox Series.

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, outra atração no evento será o Palco Movimento. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Serviço

Museu do Videogame Itinerante: 18 de fevereiro a 05 de março, no Shopping Estação Cuiabá

Horários: 15h às 21h, de segunda a sábado e das 13h às 19h, aos domingos.

Evento Gratuito

Com assessoria