IFMT, Iphan e Secretaria de Cultura lançam projeto de Manejo da Viola de Cocho

As mudas são produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, que é fruto de um projeto de extensão do IFMT e conta com equipe multidisciplinar para auxílio no...

As mudas são produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, que é fruto de um projeto de extensão do IFMT e conta com equipe multidisciplinar para auxílio no plantio.

Uma semente será plantada, neste sábado (18), pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) e pela Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel), para a preservação de um patrimônio cultural de Mato Grosso: a Viola-de Cocho.

As três instituições assinarão um acordo de cooperação técnica com o objetivo de salvaguardar e disponibilizar matéria-prima para a confecção da Viola de Cocho. O lançamento do trabalho colaborativo será no Museu de História Natural Casa Dom Aquino, às 9h, e contará com a presença de cururueiros da cidade de Poconé (MT).

A parceria, que já está em andamento, possibilitará a produção e o plantio de espécies que são utilizadas para a confecção do instrumento.

Na primeira ação de plantio, realizada em janeiro, 50 mudas de espécies nativas como Ximbuva, Cumbaru e Pata-de-vaca foram plantadas. Elas contribuirão com a recomposição da mata ciliar da casa Dom Aquino Corrêa, localizada na região do Beira Rio, em Cuiabá (MT).

Viveiro de Mudas

As mudas são produzidas no Viveiro do Campus Bela Vista, que é fruto de um projeto de extensão do IFMT e conta com equipe multidisciplinar para auxílio no plantio. O tempo de crescimento para o corte da madeira varia entre 10 a 15 anos, conforme o uso e o local de plantio.

O Modo de Fazer Viola de Cocho foi registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro no Livro dos Saberes em 2005. Uma das espécies de plantas usadas na confecção do instrumento é a ximbuva (Enterolobium contortisiliquum), árvore de grande porte e crescimento rápido.

Além de ser matéria-prima para a produção do bem, a espécie é recomendada para recuperação de áreas degradadas.

Instrumento de sonoridade única

Produzida de forma artesanal, a viola de cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade. Seu nome deve-se à técnica de escavação da caixa de ressonância da viola em uma tora de madeira inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação de cochos, recipientes em que é depositado o alimento para o gado.

Nesse cocho, já talhado no formato de viola, são afixados um tampo e, em seguida, as partes que caracterizam o instrumento, como cavalete, espelho, rastilho e cravelhas. Vale ressaltar que cada viola é única, pois sua produção varia de artesão para artesão. As violas podem ser decoradas, desenhadas a fogo e pintadas ou mantidas na madeira crua, envernizadas ou não.

IFMT – Com informações: Assessoria de Comunicação Iphan