Sistema Fecomércio-MT amplia número de vagas na creche ‘Sesc Criança’

Neste ano, 90 crianças são atendidas em tempo integral com direito à alimentação, material escolar e uniforme Em 2023, o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do...

Neste ano, 90 crianças são atendidas em tempo integral com direito à alimentação, material escolar e uniforme

Em 2023, o Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), ampliou o número de vagas disponíveis na creche ‘Sesc Criança’, que atende gratuitamente, de forma integral, dependentes de comerciários de um a três anos de idade. Inaugurada em 2022, a unidade, que atendia 70 crianças, agora está equipada para receber 90 alunos.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a criação da creche foi um grande sonho realizado. “Desde o início da gestão, quis colocar em prática esse projeto para beneficiar os filhos dos trabalhadores do comércio, que podem se dedicar ao trabalho nas empresas tendo a certeza de que seu filho está seguro e muito bem cuidado”, destaca ele.

O serviço é ofertado aos trabalhadores do comércio cuja renda mensal não ultrapasse três salários-mínimos, seguindo os critérios do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc-MT. As crianças estudam em período integral e recebem gratuitamente alimentação, material escolar, uniforme e acompanhamento de nutricionistas e dentistas do Sesc-MT.

Wenceslau Júnior destaca o comprometimento da instituição com o ensino. “Além de ser um dos pilares do Sesc-MT, a educação exerce um papel fundamental na vida de qualquer cidadão. E como os empresários contribuem com o Sistema Comércio, nada mais justo do que ofertar e ampliar serviços que beneficiem as empresas e seus colaboradores”, explica o presidente.

A proprietária da Papelaria Grafitte, Tamires Pompermayer, conta que uma colaboradora da sua empresa tem um filho matriculado na unidade. “O Sistema Fecomércio-MT é uma referência e fico muito satisfeita em saber que nossos funcionários têm acesso a serviços gratuitos no Sesc-MT voltados a educação, cultura e saúde. Sem dúvida, os funcionários trabalham com mais tranquilidade e motivação”, destaca a empresária.

A infraestrutura da creche e o método de ensino são bastante diferenciados, pensando no desenvolvimento, conforto e segurança das crianças. Nas salas, a decoração inspirada na fauna e na flora típica da região, contempla os biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia. Além disso, possui banheiros adaptados, refeitório infantil, sala de amamentação, fraldário e áreas recreativas.

“Os professores trabalham a autonomia das crianças e apostam em aulas que estimulam, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades motoras e o conhecimento dos alimentos, por meio de oficinas culinárias”, informa o gerente de Educação do Sesc-MT, Juliano Prado.

Processo seletivo

O processo de seleção para as vagas da creche é publicado no site www.sescmt.com.br. Após fazer sua inscrição, os pais recebem um número para acompanhar o sorteio de vagas, realizado por videoconferência. Os responsáveis devem ficar atentos às listas divulgadas para finalizar a matrícula.

O gerente de Educação ressalta a lisura do processo. “O Sesc-MT se preocupa com a transparência e todos os passos, desde o edital até a matrícula, são auditáveis para dar aos pais plena confiança que não há privilégio no destino de vagas”, enfatiza.

O pequeno Nicolas Raphael, 2 anos, é o primeiro de três irmãos que obteve acesso ao ensino por meio de uma creche. Ele é aluno do Sesc Criança desde 2022, a vaga surgiu na segunda chamada do processo seletivo. Sua mãe, Jucilene da Silva, reconhece a evolução do filho nesse intervalo de tempo a partir das atividades aplicadas em sala de aula.

“A gente precisa trabalhar, e deixar nossos filhos em um lugar seguro nos ajuda a ir em busca do melhor para nossa família. O Nicolas adora as tias, os amiguinhos e está muito mais independente”, conta a mãe animada.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Com assessoria