Seletiva de emprego reúne mais uma vez número expressivo de pessoas interessadas nas vagas ofertadas

Esta é a segunda seletiva aberta neste ano de 2023, porém o ‘Qualifica + VG’ já realizou, desde a sua implantação, 17 seletivas beneficiando centenas de famílias Mais...

Esta é a segunda seletiva aberta neste ano de 2023, porém o ‘Qualifica + VG’ já realizou, desde a sua implantação, 17 seletivas beneficiando centenas de famílias

Mais uma vez a população da região do bairro Cristo Rei compareceu ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – em busca de uma oportunidade de emprego, oferecida por uma empresa atacadista instalada no município. A ação de recolocação profissional é uma parceria da Secretaria de Assistência Social, por meio do programa ‘Qualifica + VG’, com o setor empresarial.

Como ocorre nos dias de seletiva, muitos trabalhadores chegaram nas primeiras horas da manhã para fazer a inscrição e concorrer a uma das 100 vagas abertas nas funções de operador de caixa, auxiliar de estoque, repositor e atendente de açougue.

Como explica o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional da secretária de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, a parceria de serviços com as empresas privadas tem aumentado muito a oferta de emprego à população local, que também tem buscado uma colocação no mercado de trabalho nas mais variadas funções. “Eles viram no programa ‘Qualifica + VG’ uma oportunidade de mudar de vida. Estamos trabalhando para ampliar novas parcerias e, desta forma, possibilitar que um número maior de pessoas sejam beneficiadas, até porque esse é o propósito deste programa social”.

O coordenador lembrou ainda que esta é a segunda seletiva aberta neste ano de 2023, porém o ‘Qualifica + VG’ já realizou, desde a sua implantação, 17 seletivas beneficiando centenas de famílias.

Para a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, mais que um programa social, o ‘Qualifica + VG’ vem promovendo a inclusão produtiva e criando alternativas para o atendimento das famílias – principalmente as que enfrentam situações de vulnerabilidade social – oferecendo capacitação profissional, por meio dos cursos que são ofertados de forma gratuita, e ao mesmo tempo, incentivando o empreendedorismo, que gera renda familiar.  “É através do conhecimento que as pessoas adquirem habilidades, para exercer uma determinada função. E o incentivo ao empreendedorismo é uma forma de fazer com que essas pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas”.

A secretária disse ainda que a gestão do prefeito Kalil Baracat vem trabalhando a questão da geração de emprego e renda em várias frentes de atuação, mas com um único entendimento; fazer com que as famílias possam conquistar as suas rendas e que tenham independência financeira. “Assim como a Assistência Social tem consolidado o Programa ‘Qualifica + VG’, outras pastas da administração pública também atuam na busca por ofertas de trabalho”, completou.

Por Secom – VG