Serviço de psicologia da UFMT abre inscrições para atendimentos

São 170 vagas para atendimento individual e em grupo gratuitos   O Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre, pela primeira vez desde...

São 170 vagas para atendimento individual e em grupo gratuitos

 

O Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre, pela primeira vez desde a pandemia, vagas para psicoterapia individual e em grupo. As inscrições acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro, presencialmente, com disponibilização de 130 vagas para adultos, 20 para adolescentes e 20 infantis.

Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Psicologia da UFMT, com supervisão de seus professores. “As demandas que envolvem saúde mental são gigantescas e não existem serviços gratuitos disponíveis para todos. Neste sentido, enquanto campo de formação para novos profissionais conseguimos ofertar algumas vagas, que beneficiam algumas pessoas”,  explica a coordenadora e responsável técnica pelo serviço, Helen Santana de Souza.

O S.P.A. é um espaço de articulação entre teoria e prática, fundamentais para a formação do psicólogo. Além disso, abriga atividades de pesquisa e extensão voltadas para as demandas e áreas do conhecimento em Psicologia.

“Vivemos em uma sociedade com ritmos cada vez mais intensos que exigem respostas rápidas em tempos distintos da nossa organização subjetiva. Além disso, o desafio humano de lidar com os diferentes contextos relacionais e os próprios sentimentos é impactado pelo mundo em que vivemos. Por isso, a psicologia se propõe a auxiliar nesses desenvolvimentos, considerando todas as especificidades que compõem a complexidade humana”, completa.

Inscrições são abertas a comunidade 

Qualquer pessoa pode se inscrever, independente de sua ligação com a UFMT, desde que tenham disponibilidade para comparecer semanalmente aos atendimentos.

A seleção dos participantes é feita a partir de um atendimento inicial para triagem, realizado nas semanas consecutivas à inscrição, onde são avaliadas as queixas e urgência para início do atendimento. Os casos mais graves são priorizados e, em seguida, é seguido um critério de ordem de inscrição e disponibilidade de horários.

“Os pacientes que passam por processos psicoterápicos geralmente relatam que tiveram sua vida transformada, isso porque tal espaço, de autoconhecimento, de reflexão e transformação, possibilitado pela relação empática e escuta qualificada, permite que as subjetividades se reconstruam e assim são estabelecidos encontros consigo e com os outros. Os resultados mais relatados envolvem melhoria nas relações afetivas e de trabalho, no sentimento de auto-estima, impactando a vida profissional e familiar positivamente”, conclui.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 9 e 10, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, presencialmente no S.P.A., localizado no Câmpus de Cuiabá da UFMT, ao lado do Parque Aquático.

Por UFMT