Fim das dores! Pacientes ganham fisioterapia de graça, melhoram humor e autoestima

Além da fisioterapia de graça, os pacientes da clínica são tratados de forma humanizada – Foto: reprodução Ninguém merece dor! O ideal seria que todos tivessem fisioterapia de...

Além da fisioterapia de graça, os pacientes da clínica são tratados de forma humanizada – Foto: reprodução

Ninguém merece dor! O ideal seria que todos tivessem fisioterapia de graça. E é exatamente o que está acontecendo em uma clínica de Águas Claras, no Distrito Federal. Profissionais e estagiários unidos estão tratando pacientes para que tenham uma qualidade de vida melhor e com mais humor.

Adma Lucinda, de 58 anos, não conseguia movimentar um dos braços e vivia mancando. Depois que chegou na clínica, ela descobriu que também tinha problemas psicológicos, além dos físicos.

“Descobri lá que tenho um problema de memória muito sério. A equipe de profissionais começou a trabalhá-lo e eu melhorei muito. Hoje tenho o movimento do braço perfeito, os joelhos não doem como doíam e eu ando com uma facilidade maior”, contou Adma, entusiasmada, em entrevista ao Só Notícia Boa.

Seu Divino também tem melhorado do problema de coluna desde que conheceu a clínica. Hoje o idoso está mais alegre e tem andado bem melhor, fora o humor e a autoestima que também cresceram.

É o mesmo caso da dona Ceiça, que estava depressiva por não conseguir se movimentar direito: “Tenho percebido melhoras. Cheguei lá com uma depressão muito forte e fui melhorando em vários aspectos da minha vida”, relembrou.

Programa de Fisioterapia da Terceira Idade

Cada um deles passou por um trauma físico, que colocou a saúde na berlinda e todos são atendidos pelo Programa de Fisioterapia Para a Terceira Idade da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unieuro. O programa existe há 6 anos e participam dele 5 professores e estagiários.

“Eles gostam de vir para cá, porque são bem tratados, se sentem bem e melhoram física e
psicologicamente”, afirmou Meyúry Lisboa, professora responsável pela clínica de fisioterapia da Unieuro.

Muitos, segundo ela, chegaram com problemas físicos seríssimos e, antes do tratamento, estavam com as esperanças apagadas e sem perspectiva de melhora.

Seu Osmarino Borges, de 77 anos, um dos pacientes que se reabilitaram, não cansa de agradecer:

“Nunca imaginei que, num período tão curto, eu pudesse me reabilitar. Imaginava que teria que me apoiar numa bengala pelo resto dos meus dias. Graças a Deus, com o atendimento na clínica, com a orientação dos alunos e aplicação das técnicas necessárias para a reabilitação eu consegui me reabilitar e hoje consigo caminhar naturalmente. Faço as minhas caminhadas no parque regularmente”, disse.

Acompanhamento humanizado

humanização na saúde faz toda a diferença para a reabilitação, não só em aspectos fisioterapêuticos, mas também psicológicos e emocionais.

E os efeitos positivos desse tratamento humanizado foram comprovados pela Ciência.

Uma pesquisa realizada pelo estudante e pesquisador do Grupo de Estudos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), constatou que a forma como cada paciente é tratado tem efeito direto na sua recuperação.

Segundo o cardiologista, Dr. Ricardo César Cavalcanti, autor da pesquisa, a humanização do atendimento gera um circuito positivo na clínica ou hospital, ao promover relações de confiança e estimular a fidelização de pacientes.

Aprendizado para todos

E todos os benefícios oferecidos aos pacientes, retornam em forma de aprendizado para os estudantes que são estagiários na clínica.

“Cada aluno me ensina como faço cada trabalho para ativar minha memória e exercícios físicos em casa para melhorar o meu ombro, joelho e coluna”, contou dona Adma, que também elogiou o carinho, a dedicação, a garra, e a vontade de aprender e de ajudar que os estagiários têm.

Ficar no mesmo ambiente com os jovens e promissores profissionais de fisioterapia – que contam com a orientação dos seus professores – também impacta os pacientes. Eles se sentem acolhidos!

“Eles são muito carinhosos e nos atendem muito bem. Estão ali por amor. A gente se sente muito bem entre eles”, elogiou Ceiça.

No final, é um ganha-ganha para professores, alunos e os pacientes, que entram na clínica com dores e saem de lá reabilitados e com a fé renovada na humanidade.

Serviço

Para ser atendido gratuitamente pelo Programa de Fisioterapia Para a Terceira Idade da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unieuro ligue para o telefone (61) 3445- 5756.

Para se inscrever, conte o seu caso e aguarde ser chamado.

Os idosos são cuidados com muito amor pelos estagiários - Foto: reprodução

Os idosos são cuidados com muito amor pelos estagiários – Foto: reproduçãoReportagem  com colaboração de Emerson Garcia

Por Monique de Carvalho – Só Notícia Boa