Prefeitura entrega mais de 1,3 mil mudas de banana, caju e ata na comunidade Sadia 3

Plantio auxilia pequenos produtores rurais em sua subsistência e amplia as fontes de renda, além de fortalecer o programa de arborização da cidade A Secretaria Municipal de Meio...

Plantio auxilia pequenos produtores rurais em sua subsistência e amplia as fontes de renda, além de fortalecer o programa de arborização da cidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) iniciou o ano de 2023 com apoio à fruticultura ao entregar mais de 1,3 mil mudas de banana princesa, caju e ata para moradores do assentamento São Miguel, mais conhecido como Sadia 3, nesta quarta-feira (04). As mil mudas de bananeiras são oriundas de doação da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), enquanto as mais de 300 mudas de cajueiro e ata são provenientes do viveiro municipal, que funciona dentro do Parque Bernardo Berneck.

O secretário municipal, Célio dos Santos, esteve presente no ato de entrega e destacou o compromisso da gestão Kalil Baracat com a agricultura familiar. “Várzea Grande é um município basicamente composto por pequenas propriedades e, desde que nós assumimos nesta gestão do prefeito Kalil Baracat, nós estamos nos esforçando bastante para poder atender e apoiar a agricultura familiar aqui no município. Como vocês sabem, o prefeito é filho do finado Nico Baracat, que tinha um compromisso muito grande com os pequenos produtores e o Kalil também tem um olhar muito especial para a agricultura familiar, disse.

O gestor lembrou ainda que no ano passado, a população do assentamento foi beneficiada com ações como entrega de caixas para criação de abelha, distribuição de mudas de bananeiras, entrega de trator com grade aradora, cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), entre outros. “De 2021 para cá, nós ampliamos muito o atendimento, incentivamos a região, avançamos bastante no apoio à agricultura familiar e acreditamos que em 2023 vai ser ainda melhor! Quero dizer que a Secretaria está à disposição para apoiar, dentro das nossas possibilidades, todas as demandas que vocês tiverem”, declarou Célio dos Santos.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São Miguel, Miguel Francisco dos Santos, também esteve presente na entrega de mudas frutíferas e elogiou as ações da Prefeitura em prol da comunidade rural. “A Secretaria ano passado conseguiu muitas coisas para nos ajudar. Conseguiu o caminhão para trazer calcário e outros insumos pra gente, fazendo o frete gratuito. No começo do ano passado foram entregues muitas mudas de banana, inclusive já tem muita gente comendo banana que veio naquela época. São umas mudas muito boas, muito bonitas e dá para multiplicar essas mudas e fazer um grande bananal”, afirmou.

A doação de mudas beneficiou a cerca de 80 pequenos produtores rurais, sendo que grande parte produz alimentos para consumo próprio. É o caso de Luísa Leite da Costa, que levou 20 mudas de banana, além de mudas de ata e caju. “Vai produzir as frutas e nós vamos comer. Muito bom! Gostei muito!”, disse. O aposentado Valter João Moretti, 68, conta que também planta muitas variedades de alimentos para consumo da família. “É uma chance de pegar uma muda boa. Tenho de tudo plantado! Tenho banana que deram da outra vez, tenho laranja, limão, jaca, tenho de tudo um bocadinho… Planto milho, abóbora, tudo para consumo. A renda é só o leite mesmo”, afirma.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da SEMMADRS, Jhonattan Ferreira, rotineiramente as equipes estão na zona rural levantando as demandas, como solicitação de mudas. Para garantir a eficácia das ações da Pasta, é feito o monitoramento desses plantios. “Recebemos as demandas dos representantes e, na distribuição das mudas, pedimos a assinatura do termo de entrega para poder fazer o acompanhamento posterior”, afirma.

Viveiro municipal

Vale destacar que a própria Prefeitura de Várzea Grande, por meio da SEMMADRS, produz árvores frutíferas e nativas, que são disponibilizadas gratuitamente à população, contribuindo com a arborização da cidade, a recuperação de áreas degradadas, a subsistência e ampliação das fontes de renda dos pequenos produtores rurais.

“Criamos o viveiro para produzir mudas de árvores frutíferas e nativas para que vocês possam recuperar possíveis áreas degradadas, ajudar a recompor matas ciliares de córregos e rios porque é importante conciliar a agricultura familiar com a preservação ambiental porque vocês sabem que se a gente destruir as margens e nascentes de rios nós vamos ter problemas no futuro, inclusive a falta de água”, disse o secretário Célio dos Santos, ao realizar a entrega de mudas.

De acordo com Wilson Márcio de Siqueira, responsável pelo viveiro municipal, mais de 10 mil mudas de plantas foram distribuídas ao longo de 2022. O viveiro ainda conta com cerca de 10 mil mudas sendo cultivadas para doação. “Temos ata, tamarindo, caju, acerola, jabuticaba, goiaba, manga coração-de-boi, espada, bourbon, acácia amarela… Fazemos doação de 3 espécies de muda por CPF ou 5 mudas caso a pessoa tenha chácara ou sítio no município de Várzea Grande. Acima disso, nós atendemos associações via ofício, como estamos fazendo aqui”, explica. O viveiro municipal está localizado dentro do Parque Bernardo Berneck.

Por Secom – VG