Programa Qualifica + VG será intensificado em 2023

A perspectiva, de acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, é que no ano que vem sejam realizados cerca de 200 cursos, beneficiando mais de...

A perspectiva, de acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, é que no ano que vem sejam realizados cerca de 200 cursos, beneficiando mais de 5 mil famílias

Para atender a um número maior de pessoas com cursos de qualificação profissional e oportunidade de vagas de emprego, a secretaria de Assistência Social  vai ampliar parceria de serviços junto às organizações de entidades corporativas e empresas privadas do município. A perspectiva, de acordo com a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, é que até o final de 2023 sejam realizados no município cerca de 200 cursos, beneficiando mais de 5 mil famílias.

“Neste ano de 2022 realizamos 120 cursos de capacitação, onde vários foram concluídos no decorrer do ano e outros estão em andamento, beneficiando mais de 4 mil pessoas. Também realizamos, junto às empresas privadas a seleção e análise de currículos para o encaminhamento de vagas de empregos o que possibilitou, a centenas de famílias a garantia de salário e renda familiar”, informou a secretária.

Ela lembra que o Qualifica + VG foi lançado em fevereiro deste ano a princípio tinha como meta oferecer, às famílias de baixa renda, principalmente, aquelas que haviam sido afetadas com a pandemia da Covid-19 e que perderam a capacidade de sustento da família, com a oportunidade de novos recomeços a partir da qualificação profissional.

“Firmamos parcerias e demos início a oferta dos primeiros cursos de capacitação e, junto às empresas instaladas no município a oportunidade de emprego a centenas de profissionais, e muitos deles haviam concluído, um dos cursos oferecidos pela Prefeitura Municipal.  Para a nossa surpresa o programa se consolidou como um dos mais importantes programas sociais e que em 2023 será  intensificado. A capacitação profissional é o caminho mais eficaz para a transformação social, por isso é importante que as pessoas busquem junto aos CRAS de sua região, informações sobre os cursos que estão sendo oferecidos, qual o período de inscrição, o tempo de duração, e a disponibilidade de tempo para realizar a formação”, destacou.

Ana  Cristina reforçou ainda a importância de se manter o Cadastro Único atualizado, porque com ele as famílias são referenciadas em programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal, podendo participar de diversos benefícios, como inserção em cursos de capacitação e vagas de emprego.

Por Secom – VG