Cidade brasileira está sem crimes há 40 anos! Fica em MG

A cidade sem crimes tem menos de mil habitantes e vive a tranquilidade dos sonhos! – Foto: Prefeitura de Serra da Saudade Dá para imaginar uma cidade brasileira...

A cidade sem crimes tem menos de mil habitantes e vive a tranquilidade dos sonhos! – Foto: Prefeitura de Serra da Saudade

Dá para imaginar uma cidade brasileira que não tem crimes há 40 anos? Ela existe, tem menos de 1 mil habitantes e fica em Minas Gerais! Essa é a realidade da pequena Serra da Saudade, no Centro-Oeste do estado.

O pequeno município é cheio de tranquilidade e sem criminalidade por um motivo simples: “A maioria das pessoas aqui é parente. Se você cita um nome e vai falando sobre a família todo mundo já sabe quem que é”, contou a assessora de imprensa da prefeitura da cidade, Adriana Oliveira Paolineli.

“Aqui tem uma tranquilidade muito grande, não precisa se preocupar com criminalidade. Não tem crime aqui há mais de 40 anos. Acontece de ter roubos em outras cidades e os criminosos se refugiarem aqui, mas crime mesmo aqui não tem”, conta Adriana

Menos populosa do Brasil

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia do Censo de 2022, mostrou que a Serra da Saudade possui 836 habitantes, sendo contabilizado um crescimento de 65 novos moradores desde o último ano.

Na cidade mineira que ganhou o título de menos populosa, o clima é de tranquilidade e a falta de crimes melhora consideravelmente a qualidade de vida dos habitantes.

Suíça brasileira

Serra da Saudade era um arraial até a década de 60.

Conhecida como Arraial Melo Viana, ela só foi emancipada e ganhou o nome de Serra da Saudade em 1963.

O tamanho, a tranquilidade e o índice de desenvolvimento humano fizeram com que o município ganhasse um título especial.

“Aqui sempre foi pequeno. Tanto que antes éramos um arraial, mas já fomos chamados de Suíça brasileira por nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ser muito bom”, se orgulha Adriana.

A economia da cidade

Com 335,659 km², o município tem uma escola e um posto de saúde.

Para ir a universidade, os moradores procuram outras cidades próximas.

E quando precisam de hospital também se deslocam para cidades do Centro-Oeste de Minas.

Serra da Saudade não conta com nenhuma pousada e a economia é baseada na agropecuária.

Serra da Saudade foi emancipada nos anos 60 - Foto: Prefeitura de Serra da Saudade

Cidade sem crimes, Serra da Saudade foi emancipada nos anos 1960 – Foto: Prefeitura de Serra da Saudade

 

Por Monique de Carvalho – Só Notícia Boa Com informações de O Tempo.