Professor cria técnica para ensinar matemática e faz sucesso entre alunos

O professor Valdir criou uma forma de ensinar matemática que está fazendo sucesso entre os alunos dele- Foto: arquivo pessoal Com muita criatividade, o professor Valdir Sodré, 54 anos,...

O professor Valdir criou uma forma de ensinar matemática que está fazendo sucesso entre os alunos dele- Foto: arquivo pessoal

Com muita criatividade, o professor Valdir Sodré, 54 anos, encontrou uma forma de ensinar matemática de um jeito diferente e que tem feito sucesso entre todos os alunos dele. Ele que leciona em uma escola pública do Guará, região administrativa do Distrito Federal, a 12 km de Brasília.

O Só Notícia Boa foi conhecer a história de perto.

O segredo, segundo o educador, está em mudar a perspectiva e a tornar a matemática uma “arte”. Para ele, a disciplina “não é só técnica, não é só fórmula”.

“O problema dos professores de matemática é que eles se prendem muito à técnica, a fórmulas, a jeitos de fazer o cálculo. Como é que fica o processo criativo?”, questiona Valdir.

Recuperação da aprendizagem

Valdir conta que começou a pensar em uma forma diferente de lecionar quando viu que os índices reprovação em matemática eram altos na escola a qual ele trabalha. Ele então criou um programa de reforço para recuperar aprendizagens dos alunos.

Ele diz que utilizou a base do mestrado na Universidade de Brasília (UnB), como ponto de partida. E deu bastante certo!

“Pesquisei avaliação da aprendizagem. Estudei isso na perspectiva da percepção que os docentes tinham. Como é que o professor está entendendo esse processo avaliativo dentro da rede”, descreve o docente.

“Quando eu comecei, lá na Ceilândia [região administrativa do Distrito Federal a 31 km de Brasília] a dar minhas aulas de matemática, passei a me questionar: ‘Como é que eu posso ser um professor de matemática melhor, mais competente?’ Aí eu percebi que eu tinha que ter uma habilidade fundamental: eu preciso de uma melhor oratória, preciso me comunicar melhor”, disse.

Reforço que deu certo

A pequena ação de Valdir deu tão certo, que o reforço em matemática entrou no projeto político pedagógico da escola. O professor também comemora a adesão por parte das outras disciplinas.

Ele conta que não precisa esconder a “fórmula mágica” que fez com que os alunos passassem a amar matemática.

Valdir diz que tenta levar leveza para sala de aula, a arte no sentido mais puro aula para ensinar a disciplina.

O violão acompanha a música escolhida para instigar a plateia de estudantes. Tempos modernos, de Lulu Santos, é uma das preferidas. “Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia que insiste em nos rodear”, cantarola, e emenda: “Olha que letra. Eu quero levar isso para a gente pensar na educação. Quem não acredita na juventude, não acredita no que está fazendo, está no lugar errado”.

“Nossos alunos são difíceis? São. Mas a gente não pode desistir. A nossa política é uma política de insistência. Temos que continuar acreditando, porque eles que vão assumir nossos postos. O nosso tempo é curto. A vida é curta. Vivemos de 70 a 80 anos e não damos conta de nos alfabetizarmos por completo”, professa Valdir.

“Vamos viver até o último dia de vida suspirando e aprendendo ainda no último suspiro. Como disse Paulo Freire: aprender é aprender sempre.”

O professor também dá aulas e palestras online - Foto: arquivo pessoal

O professor dá aulas e palestras online – Foto: arquivo pessoal

Por Monique de Carvalho – Só Notícia Boa – Com informações de Correio Braziliense.