Entenda mais sobre o mundo dos NFTs

Uma das maiores evoluções virtuais da atualidade que não para de crescer A evolução virtual nos traz agilidade, novas realidades e até mesmo bens colecionáveis. O maior exemplo...

Uma das maiores evoluções virtuais da atualidade que não para de crescer

A evolução virtual nos traz agilidade, novas realidades e até mesmo bens colecionáveis. O maior exemplo atual disso tudo são os NFTs, sigla em inglês que significa non fungible tokens ou traduzido para o português: “tokens não fungíveis”. Para quem ainda não consegue entender muito bem sobre o assunto, vale uma breve explicação. “Um NFT (token) é um símbolo eletrônico codificado que representa um bem. Ele tem características únicas e não pode ser substituído por outra coisa. Ele é como qualquer outro objeto que podemos comprar, como carro, casa, joias, quadros, entre outros”, explica Juscelino Araujo, CEO do Grupo Fauna Digital, entusiasta do METAVERSO e que já possui em sua carteira virtual algumas centenas de NFT’s.

O que causa estranheza em muitos é que o NFT não é tangível, não tem algo que o represente fisicamente. Como muitos veem isso com uma certa dificuldade, novos projetos estão atrelando a ele bens palpáveis para conseguir trazer uma maior realidade a esses tokens”, complementa. E quando se fala em fungibilidade, Juscelino lembra que se dissermos que uma coisa é não fungível – em simples termos – significa que ela não pode ser substituída, nem trocada, porque tem propriedades ou características exclusivas.

Desde os primórdios da humanidade, o prazer em colecionar algo existe e isso não é diferente no caso dos NFTs. “Vários estudos dizem que o maior gatilho que o ser humano tem é o de querer pertencer a uma comunidade, sendo assim, tudo o que gira em torno de disso, da sensação de ter uma “família” que você pode escolher faz com que produtos e serviços tenham grande aderência”, argumenta Juscelino.

Os NFTs são únicos e raros. Por esta razão possuem valores distintos. Os fatores que influenciam são originalidade, escassez, solidez do projeto, quem participa do projeto, empresa que criou o projeto e demanda. E sim, eles trazem benefícios tanto ao mundo físico quanto virtual. Juscelino explica que todos os projetos de grande valor trazem benefícios nos dois mundos. “Por exemplo, o bored ape yacht club além de vender NFTs entregam criptomoedas, festas e clubes exclusivos, linha de roupa e muitos outros produtos”, observa.

No mundo dos games, os NFTs são muito procurados e disputados. Isso porque possuem a capacidade de tornar-se um avatar ou personagem mais rápido ou forte dentro do jogo. Ele conta que é possível comprar uma “habilidade” exclusiva por meio de um NFT e uni-la ao avatar.

Vale destacar ainda que os assets digitais podem ser transformados em NFTs. “Tudo pode ser transformado em assets digitais, a questão é: qual será a função dele? Isso é o que faz a diferença entre um que dá certo e gera valor a um que cai no esquecimento”, avalia ele.

As possibilidades são infinitas. “Isso acontece porque dentro da blockchain você pode criar um mundo só seu, com as suas regras, o formato que quiser. Sendo assim, não existe limite quanto à sua aplicabilidade. Sua imaginação é o seu guia, mas lembre-se que para o “seu mundo dar certo” e você ganhar notoriedade é preciso contemplar vários requisitos sendo o primeiro deles usabilidade.”, conclui o especialista.

Com assessoria