Orquestra CirandaMundo apresenta concerto em homenagem às bandas de música

Repertório inclui músicas brasileiras e temas tradicionais de banda, além de clássicos de Beatles, Queen e Eric Clapton A Temporada Artística da Orquestra CirandaMundo segue a todo vapor....

Repertório inclui músicas brasileiras e temas tradicionais de banda, além de clássicos de Beatles, Queen e Eric Clapton

A Temporada Artística da Orquestra CirandaMundo segue a todo vapor. O próximo concerto, intitulado “Pra ver a banda”, acontece nesta quarta-feira (07), às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 – Centro), sede do Instituto Ciranda, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis para doação.

A proposta do espetáculo musical é trazer um pouco das sonoridades das bandas de música numa formação de banda de concerto. Aliás, na primeira década do Instituto Ciranda, esta fusão já era bastante comum. “Tivemos essa tradição muito forte com a orquestra de sopros, que no fim das contas é uma banda, principalmente entre 2006 e 2008, quando tivemos duas temporadas muito significativas e a oportunidade de tocar com grandes nomes da música brasileira, como Carlos Malta, Vittor Santos, Radegundis Feitosa, Naílson Simões, Daniel D’Alcantara, Itiberê Zwarg e Sérgio Galvão”, comenta o maestro Murilo Alves.

O repertório é bastante diverso e contempla desde os temas mais tradicionais de bandas, como Ciranda, Balada, Valsa e Boi Bumbá, passando por versões de filmes de animação orquestradas ou arranjadas para banda, como das trilhas de “Os Incríveis” e “Como Treinar o Seu Dragão”, até clássicos do rock e pop internacional, como um pout pourri de músicas dos Beatles, Queen e Eric Clapton.

A música brasileira também marca presença com “Suíte Monette”, de José Ursicino da Silva, o popular Maestro Duda, e “Batuque (do Reisado do Pastoreio)”, de Oscar Lorenzo Fernández. “Um programa bem característico das sonoridades das bandas, tanto das mais tradicionais quanto das modernas, que têm mais essas nuances musicais e condições instrumentais na sua formação, trabalhando com todas essas sutilezas sonoras, criando ambientes muito contrastantes e de muita sonoridade”, avalia Murilo Alves.

O maestro ainda destaca a relação entre banda e orquestra durante a formação de instrumentistas. “Os músicos de sopro e de percussão da maioria das orquestras têm como primeira formação a banda de música. Na nossa orquestra praticamente todos vêm de experiências de banda. Então é uma oportunidade da gente congregar essas experiências de músicos instrumentistas de sopro e de percussão”, complementa Murilo Alves, que também é diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda.

O concerto também contará com as participações especiais do trombonista Alaécio Martins e do trompetista Fábio Cerqueira, bem como do jovem maestro Reno Ramires, que estará como assistente na regência. “É uma oportunidade de ter essa vivência do palco, da plateia, da preparação do repertório num espaço curto de tempo, essas coisas todas que são inerentes à profissão do regente”, conclui Murilo.

Instituto Ciranda e Orquestra CirandaMundo

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta inclusiva possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), Assembleia Social, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns desses parceiros.

Serviço:

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto “Pra ver a banda”

Local: Teatro Zulmira Canavarros

Data: 07 de dezembro às 20h

Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível (Ingressos retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem)

Com assessoria

Foto: Fábio Cerqueira