Central de Regulação realiza mutirão neste sábado (03) para buscar pacientes que estão na fila de espera na rede municipal

Aqueles que forem contatados e tiverem interesse já terão seus procedimentos agendados Seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de dar mais celeridade à fila de espera de...

Aqueles que forem contatados e tiverem interesse já terão seus procedimentos agendados

Seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro de dar mais celeridade à fila de espera de pacientes, a Central de Regulação fará um mutirão neste sábado (03) com o objetivo de realizar uma busca ativa por pessoas que estão aguardando a realização de consultas e exames na rede municipal de saúde.

“Temos trabalhado intensamente para atender o pedido do prefeito de diminuir a fila de espera e fazê-la andar mais rápido, para que nossos pacientes não precisem esperar muito tempo. Muitas vezes eles são agendados, mas não ficam sabendo, porque tentamos entrar em contato, mas, ou a pessoa não atende o telefone, ou o contato já mudou. Por isso vamos fazer essa força-tarefa neste sábado, pois a possibilidade de conseguirmos falar com o paciente é maior, uma vez que muitos não trabalham neste dia”, comentou Rafaely Metelo, coordenadora da Central de Regulação.

Regina Greyce, assessora na Coordenadoria Técnica de Regulação explicou qual o trabalho que a equipe fará neste mutirão. “Será realizada uma triagem da fila atual de demanda reprimida de consultas e exames de diversas especialidades. A equipe do mutirão tentará o contato com esses pacientes para saber se eles ainda têm interesse na realização do procedimento. Aqueles que manifestarem interesse serão agendados de acordo com as grades e planos de ações que foram acordados”, revelou.

O secretário adjunto de Atenção Terciária, Guilherme Salomão, acrescentou que os pacientes que não tiverem interesse no procedimento, aqueles que já realizaram, os que foram a óbito e aqueles com quem a equipe de triagem já tentou contato por 3 vezes sem êxito serão retirados da fila de espera. “O Centro de Especialidades Médicas é parceiro nosso nesse mutirão, pois liberou 395 consultas para diversas especialidades, que serão realizadas no dia 10 de dezembro, sábado da outra semana. Então serão marcadas consultas para o CEM e para demais locais onde temos serviços contratados”, enfatizou.

Foram convocados para o mutirão da Central profissionais de RH, call center, setores administrativos, coordenadoria de Regulação, entre outros. “Ao final deste mutirão esperamos ter uma fila mais fidedigna, o que nos ajudará na elaboração do plano de ação com o intuito de redução desta histórica fila de espera de pacientes do SUS”, finalizou a coordenadora.

Por Prefeitura de Cuiabá