Cuiabá recebe o espetáculo Jane Vanini na próxima quarta-feira (7)

A peça já foi apresentada em diversas cidades mato-grossenses Com texto original de João Carlos Ferreira, o espetáculo Jane Vanini, que conta a história da mulher que dedicou...

A peça já foi apresentada em diversas cidades mato-grossenses

Com texto original de João Carlos Ferreira, o espetáculo Jane Vanini, que conta a história da mulher que dedicou sua vida em favor dos direitos humanos na América Latina, chega ao Cine Teatro Cuiabá nesta quarta-feira (07). A peça encenada pelo grupo de teatro Cena Onze será apresentada às 20h com entrada gratuita.

Nascida em Cáceres, no dia 8 de setembro de 1945, a mato-grossense Jane Vanini participou ativamente do movimento estudantil durante o período da ditadura militar, e, posteriormente, tornou-se uma das mais respeitadas ativistas da América do Sul a lutar contra as ditaduras deste continente.

No Brasil, Jane foi perseguida pelo regime militar e condenada à prisão, mas viajou para o Chile em busca de apoio. Lá continuou sua militância, lugar em que foi assassinada covardemente pelo regime militar Chileno em 1974.

No exílio, Jane se comunicava com sua família por cartas, sendo elas objetos de estudo de diversos pesquisadores. O campus da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, em Cáceres, leva o nome Jane Vanini. Ela é uma referência sul-americana na luta em favor da união de todos os povos.

“A peça é resultado de um longo tempo de pesquisa do grupo Cena Onze, de leituras e conversas com pessoas que militaram na causa. Tivemos acesso a todas as cartas que ela escreveu para a irmã mais velha Dulce, uma das pessoas mais importantes para Jane. Então, foi um processo muito intenso, forte e bonito”, destaca o diretor-geral do Cena Onze, Flávio Ferreira.

O Cena Onze realizou uma vasta pesquisa a fim de honrar a história dessa cacerense por meio de leituras das suas cartas, fazendo viagens, tendo encontros com seus familiares, vendo filmes, documentários sobre a luta contra a repressão política e também conversando com ex-militantes, que lutaram em favor da democracia.

A dramaturgia é coletiva e traz as vivências de Jane ao longo da sua vida, desde a infância até o seu desaparecimento. Para enriquecer a história, o Cena Onze buscou, através da iluminação, figurino e cenário, criar um espetáculo único.

“Resgatamos ainda ladainhas e músicas do período da ditadura militar, para levar ao público a emoção do triste episódio da repressão política no nosso país. A trilha sonora terá performance ao vivo com o núcleo musical do grupo”, complementa Flávio.

O projeto é resultado da parceria entre o Cena Onze, Secretaria de Cultura de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Serviço:
O que: Espetáculo Jane Vanini
Quando: 7 de dezembro de 2022
Que horas: 20h
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: Gratuita (Sugestão: 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para a Aldeia Nova Esperança, da Terra Indígena de São Marcos)

Com assessoria