Dia Internacional do Homem movimenta o comércio

Público masculino está cada vez mais vaidoso e procura produtos que combinem com seu estilo e personalidade Os homens estão cada dia mais vaidosos e consumistas. Portanto, se...

Público masculino está cada vez mais vaidoso e procura produtos que combinem com seu estilo e personalidade

Os homens estão cada dia mais vaidosos e consumistas. Portanto, se vestir bem, cuidar da saúde e da beleza tem se tornado essencial entre o público masculino. Esta mudança de comportamento reflete positivamente no mercado de moda masculina, cujo consumo cresce cerca de 14% ao ano, de acordo com dados do mercado global.

No mercado de beleza brasileiro houve um aumento em torno de 30% no número de consumidores no segmento de estética, segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas).

Desta forma, o comércio tem buscado formas de atrair este público e agora tem uma excelente oportunidade de incrementar as vendas ou serviços voltados ao universo masculino, isso porque no dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Homem, data que entrou para o calendário lojista como sugestão para presentear e homenagear alguém.

O empresário Junior Macagnam, proprietário da marca de moda masculina, Raphael Benetti, afirma que os homens estão cada vez menos preocupados com críticas ou preconceitos, e buscam muito mais que conforto. Procuram por estilos variados, despojados e até mesmo alternativos.

“Hoje temos uma tendência de homens que escolhem e fazem suas compras. Eles querem produtos mais estilosos, com personalidade e autenticidade. Gostam de receber presentes, e, eu acredito que a data será uma boa aposta para aquecer este mercado, pois muitos serão presenteados por suas parceiras ou parceiros”, ressaltou Junior ao comentar que entre os produtos mais procurados estão roupa e calçados.

O público masculino que consome produtos outrora associados ao universo feminino segue curva ascendente. E não são apenas roupas e calçados os itens mais procurados, a procura por itens de perfumaria, cosméticos e serviços de estética também é crescente.

A empresária Ana Elisa Lima, gerente da barbearia Dom Pablo, em Cuiabá, conta que o número de clientes aumentou consideravelmente nos últimos anos e que a expectativa é que a data se torne um atrativo para eles ganharem ou se presentearem com um dia de beleza.

“Temos observado uma crescente procura dos homens pelos cuidados de beleza, como estética e barbearia. Criamos um pacote para assinantes que deu muito certo, no qual o cliente paga uma mensalidade e utiliza o serviço quantas vezes quiser. E, também percebemos uma tendência de parceiros se presentearem com pacotes de serviços. Então acredito que nesse dia especial vamos ter muita procura, até preparamos um ‘coffee’ especial para os homens aproveitarem ainda mais este dia”, antecipa.

A data

A origem da data é de cunho político e social, pois foi o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbatchov, que promoveu a ideia da criação deste dia, com a intenção de homenagear homens que haviam se destacado na história do seu país. Foi definido então, o dia 19 de novembro para prestar esse reconhecimento.

Com assessoria