Orquestra CirandaMundo apresenta concerto latino-americano

Rasqueado é destaque ao lado de clássicos de Argentina, Venezuela e México “Ares de Latinoamérica”, próxima atração da Temporada Artística da Orquestra CirandaMundo, será apresentada na quinta-feira (10),...

Rasqueado é destaque ao lado de clássicos de Argentina, Venezuela e México

“Ares de Latinoamérica”, próxima atração da Temporada Artística da Orquestra CirandaMundo, será apresentada na quinta-feira (10), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O concerto é composto por temas clássicos de importantes compositores latino-americanos, além de música brasileira e ritmos regionais, inclusive uma série de rasqueados cuiabanos arranjados especialmente para a orquestra.

Os ingressos são limitados e podem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 – Centro), sede do Instituto Ciranda, basta levar dois quilos de alimento não perecível para doação. E também podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19h.

O maestro Murilo Alves, diretor artístico e presidente do Instituto Ciranda, prevê uma noite memorável. “São músicas muito pulsantes e, ao mesmo tempo, entrecortadas por melodias belíssimas, obras consagradas do repertório orquestral a nível mundial. Reúne todos os elementos para ser algo que impacta, que cria condições para uma experiência estética significativa por parte do espectador”.

O repertório reúne obras de grandes nomes latino-americanos, como o tango “Milonga del Angel”, do argentino Astor Piazzolla; e duas composições do mexicano Arturo Márque, bem como a série de rasqueados cuiabanos e outros ritmos populares em Mato Grosso, expressos nos temas “Mercedidas”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”.

Como “Ares de Latinoamérica” é um concerto que transita entre ritmos regionais, brasileiros e continentais, o maestro Murilo Alves ressalta seu potencial de tocar o público. “Uma música mais conectada com a gente, com as questões atuais, com o nosso povo, com a fronteira, enfim, é um repertório bem rico e quem for vai poder vivenciar uma experiência musical incrível”.

A apresentação faz parte da Série Araguaia. “Aproveitamos a temporada artística para homenagear os três biomas e as quatro regiões do estado com os nomes das séries de concerto: Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Na Série Araguaia trabalhamos com artistas nacionais e regionais em programações específicas. É aberta a compositores que fogem um pouco do repertório canônico de orquestra”, conclui Murilo.

Este é o primeiro de uma série de seis concertos promovidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Todas estas apresentações serão no Cine Teatro Cuiabá.

Instituto Ciranda

A Orquestra CirandaMundo é composta pelos alunos mais experientes e também por professores do Instituto Ciranda – Música e Cidadania, instituição que também conta com as orquestras Cirandinha e Primeira Ciranda.

Criado em 2003, o Instituto Ciranda utiliza a música como ferramenta de cidadania. Atualmente, atende cerca de 800 crianças, adolescentes e jovens de diferentes classes sociais e cidades mato-grossenses.

São ofertadas, gratuitamente, aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão, coral e musicalização infantil.

A instituição também oferece aulas teóricas, métodos e partituras. São disponibilizados regularmente cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional nas áreas musicais e de produção cultural. A proposta possibilita que muitos alunos continuem os estudos musicais em universidades do Brasil e exterior.

O Ciranda conta com algumas parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), Assembleia Social, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns desses parceiros.

Serviço:

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto “Ares de Latinoamérica”

Local: Cine Teatro Cuiabá

Data: 10 de novembro às 20h

Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível (Os ingressos podem ser retirados antecipadamente, na Casa de Bem-Bem, ou no dia da apresentação, a partir das 19h)

Com assessoria