Com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e do Governo do Estado, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso realizou, na última semana, a etapa final do 17º Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran), reunindo as peças vencedoras das etapas regionais. De segunda à quarta-feira, os grupos se apresentaram no palco do Cine Teatro de Cuiabá e, na quinta-feira (20), os destaques das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil foram anunciados.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis, participar do festival foi uma honra, tanto para os alunos quanto para a equipe da pasta.
“Quero parabenizar as crianças que participaram aqui durante esses dias, mostrando seu talento, socializando com as outras turmas, aprendendo cada vez mais. É isso que nós, gestores públicos da educação, temos que pensar. Na ação, na busca de políticas públicas que tragam qualidade de vida e na dignidade para o aprendizado”, afirmou.
O Fetran é uma iniciativa de educação no trânsito que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a segurança no trânsito, tanto como pedestres e passageiros, quanto como futuros condutores. “Esse evento me emociona e me motiva, pois mostra que estamos fazendo a coisa certa, transformando as pessoas e transformando o nosso futuro. Eu aposto na juventude e no futuro que eles podem construir”, disse o superintendente da PRF em MT, Francisco Elcio Lima Lucena.
Além da premiação de categorias como atriz e ator destaque, maquiagem, sonoplastia, figurino e outros, a tarde do evento também contou com duas apresentações extras: “A Liga dos Especiais Apaexonados”, da Escola Castelinho da Campo Verde; e “Conscientização ao Meio Ambiente no Trânsito”, da Escola Municipal Wazare, de Campo Novo do Parecis.
Representando a primeira-dama do Estado e a secretária da Assistência Social e Cidadania, a secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais, Juliane Antunes Maciel, se disse surpresa com a força do Fetran. “Eu não tinha noção da importância deste projeto até hoje. Ajudando as crianças, adolescentes, jovens e criando essa conscientização do trânsito, algo que vai certamente garantir que muitas vidas sejam poupadas no futuro”, disse.
Duas peças de Várzea Grande participaram da final: “Nós e o Trânsito”, da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Profª Salvelina Ferreira da Silva; e “Eita! Sonho ou Realidade”, da EMEB Gonçalo Domingos de Campos (Caic). A cidade conseguiu 8 indicações e o prêmio de 3º colocado como espetáculo destaque da categoria infanto-juvenil.
Por Secom – VG