Artigo: Marketing é o setor essencial em uma empresa

Por João Alves* Toda empresa que deseja ter resultado precisa ter um marketing para chamar de seu. O que você pensa de marketing? Muitos vão dizer que marketing...

Por João Alves*

Toda empresa que deseja ter resultado precisa ter um marketing para chamar de seu. O que você pensa de marketing? Muitos vão dizer que marketing é aquele que faz propaganda na TV, ou até mesmo chamar de marqueteiro de político. Porém, o conceito de marketing é muito mais do que isso e toda empresa que deseja ter resultado precisa ter uma equipe preparada para esse desafio. Nos dias de hoje, em que tudo vira notícias, memes, oportunidades ter uma cabeça para pensar o que fazer com tudo isso, faz a diferença. Ter um tiktok, fazer dancinha no reels são apenas ferramentas para alcançar o resultado, seja venda, fluxo, serviço ou engajamento, mas nem tudo que está disponível na internet, serve para sua empresa. As redes sociais colaboram para um engajamento forte da sua marca, mas também pode ser cancelado de uma hora pra outra.

Todo o processo de uma empresa, precisa passar pelo marketing, a pessoa será responsável por administrar todo o projeto, do planejamento até o relatório final. E não é só evento, campanhas, promoções, ações na internet com a equipe, também é uma forma de marketing.
Todas as etapas são importantes, o planejamento é o ponta pé inicial para que isso aconteça, será definido as ações, orçamentos, fornecedores, layout e equipe. Neste momento, a criatividade da equipe será fundamental para fazer algo único em que a experiência do cliente seja o diferencial. A equipe pode ser interna da empresa, ou uma agência de publicidade, pautada sobre as ações que a empresa irá realizar.

O marketing vai passar por todos os setores da empresa com essa ação, todos os envolvidos direta ou indiretamente tem que saber e estar familiarizado com as estratégias da empresa. Dependendo da empresa, setores como atendimento ao público, segurança e conservação tem que estar cientes e afiados sobre ações externas, pois eles são as primeiras pessoas que o cliente vê e quer tirar dúvida. A equipe interna, tais como financeiro, recursos humanos, diretores e superintendências são os primeiros, além de passar por provações de verba eles ficam cientes de todo o planejamento.

O marketing ele tem que se preocupar com a reputação da empresa, zelar pela aparência, pelas ações externas e internas. O público interno tem que estar satisfeito com a maneira que a empresa administra os setores, isto irá refletir no meio social do colaborador. Já o público externo é o mais importante para que a reputação da empresa seja limpa. O profissional tem que estar atento aos assuntos do momento, o que está sendo falado na mídia, os artistas, políticos, influenciadores etc. Inclusive se preocupar com a logo da empresa, slogan, cores, campanhas, prêmios e muito mais. Às vezes pensar fora da casinha é um risco que pode ser evitado, com a equipe afiada cada um com o seu pensamento e vivência pode fazer o diferencial e o sucesso da sua empresa.

João Alves é Jornalista e Chief Marketing Officer