Unicred MT reúne mais de 900 cooperados e convidados em palestra com o filósofo Pondé

Evento integra o Unicred Mais, programa de relacionamento que rende prêmios aos associados Mais de 900 cooperados e convidados da Unicred Mato Grosso tiveram a oportunidade de participar...

Evento integra o Unicred Mais, programa de relacionamento que rende prêmios aos associados

Mais de 900 cooperados e convidados da Unicred Mato Grosso tiveram a oportunidade de participar da palestra inédita “Era da Ansiedade”, com o filósofo Luiz Felipe Pondé, na noite da última terça-feira (04.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Cooperada há cerca de 20 anos, a empresária Vera Figueiredo salientou a importância da iniciativa da Unicred MT em trazer um palestrante e um tema tão valiosos para os cooperados, que lotaram o evento.

“É um assunto muito atual, que mexe com todos nós. Parabenizo a cooperativa, que sempre se preocupa em manter um forte relacionamento com os cooperados, promovendo importantes eventos”, completou Vera.

Já o cirurgião plástico Elson Adorno, cooperado há 8 anos, falou sobre a relevância do tema, recorrente durante os atendimentos aos pacientes.

“A palestra é de suma importância para todos, porque a ansiedade afeta todas as pessoas, incluindo os médicos. Ouvimos queixas das pacientes sobre crises de ansiedade, principalmente no pós-pandemia, e temos que estar preparados para ouvir e ajudar”, detalhou.

Ronivaldo Lemos, presidente da Unicred MT, destacou o diferencial da instituição em trazer aos cooperados uma palestra tão relevante, com o tema de extrema importância para a sociedade.

“Este evento é uma maneira de proporcionar aos cooperados um momento especial e uma forma de manter o nosso relacionamento sempre próximo com os associados”, enfatizou.

O diretor Administrativo e Financeiro, Talis de Souza, explicou que a palestra integra uma das ações desenvolvidas pela cooperativa, referente ao Unicred Mais.

“Unicred Mais é o nosso programa de relacionamento que sorteia prêmios aos cooperados no fim do ano. Dentro desta campanha, temos alguns eventos e várias atividades, como essa palestra, que busca trazer informação e conhecimento atual aos cooperados”, concluiu.

Era da Ansiedade

O filósofo, psicanalista e sociólogo Luiz Felipe Pondé discorreu durante a palestra “Era da Ansiedade” que mesmo antes da pandemia da Covid-19, já se percebia a ansiedade como umas das questões que mais afetam as pessoas, mesmo os mais jovens.

Segundo ele, a pandemia aumentou a ansiedade, ou seja, quanto mais o vírus se espalhava mundo afora, mais a aflição se instalava nos pensamentos, principalmente, por ser algo ‘fora de controle’.

“A vida moderna contemporânea é baseada no controle de vários fatores, o tempo todo. Por exemplo, tenho que ter metas, que produzir, que dar resultados. E é evidente que não conseguimos controlar tudo. Então, cada vez que percebemos que o nosso mecanismo de controle vai entrar em colapso, ficamos ansiosos”, explicou Pondé.

Para o filósofo, apesar da pandemia ter provocado aumento da ansiedade em todas as classes sociais, ela será esquecida, assim como outros eventos epidêmicos. Quanto à solução para o transtorno, Pondé, que se interessou pelo tema quando estudava psicanálise, em especial o estudo da angústia, de Freud, ressalta que não há.

“Sendo a ansiedade de base social e tendo como lógica a produção, não há solução à vista. Você pode tomar medicamentos, fazer yoga, quem tem condição material, pode se sair melhor, mas nenhum dos grandes problemas tem solução”, finalizou o filósofo.

Sobre a Unicred MT

A Unicred Mato Grosso conquistou no mês de agosto, pela quarta vez neste ano, o primeiro lugar no ranking nacional como melhor cooperativa do Sistema Unicred Brasil, num universo de 33 unidades. Com mais de 30 anos, completados em 2021, a cooperativa está presente em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Barra do Garças.
Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso.
Fotos: Unicred MT