Hospital de Câncer de MT lança campanha do Outubro Rosa

No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do...

No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado, Grupo Canopus e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT), lançará a campanha Outubro Rosa 2022 no dia 03 de outubro, às 15h no Auditório do HCanMT. O evento tem entrada gratuita.

No encontro, o Mastologista, Dr. Luis Fernando Correa de Barros, e a Médica em Radiologia, Dra. Joelma Veiga Silva Magalhães, falarão sobre a doença, prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento. O Coral, formado pelos colaboradores do HCanMT, também fará uma apresentação.

Seguindo a programação, o Hospital realizará o mutirão de atendimentos na Unidade Móvel, que ficará estacionada no pátio do HCanMT. Os atendimentos serão no dia 17 para os colaboradores e dos dias 18 a 21 de outubro, das 8h às 12h, para o público geral. Ao total, serão ofertados, gratuitamente, 125 mamografias, 125 exames de PSA, 125 exames de Papanicolau (CCO) e 125 consultas de bucomaxilo.

Os interessados deverão encaminhar os documentos (fotos do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço) dos dias 10 a 14 de outubro no WhatsApp (65) 9.9915-9801. Só podem se inscrever os pacientes que seguirem os critérios:

Para mamografia: Mulheres a partir de 40 anos; Mulheres a partir de 35 anos com casos de câncer de mama e/ou ovário na família (mãe, irmã ou avó); Nódulos endurecidos; Pele da mama inchada e/ou avermelhada; Lesões/Feridas na mama; Alterações no mamilo e aréola; Ínguas na axila; que não tenha realizado mamografia no último ano.

Para PSA (próstata): Homens negros a partir dos 45 anos; Homens brancos sem fatores de risco a partir de 50 anos; Homens com fatores de risco (parentes de primeiro grau com câncer de próstata) a partir de 45 anos; O paciente deverá estar em jejum de 4 horas para coleta do exame do PSA e três dias que antecedem o exame o paciente não poderá: andar de bicicleta, evitar esforço físico e ter abstinência sexual por 3 dias.

Coleta do CCO: Mulheres com vida sexual ativa; Mulheres com histórico de câncer na família; Mulheres que apresentam corrimento vaginal; que não tenha realizado CCO no último ano. Orientação para realização do exame: não ter relações sexuais; não usar creme vaginal até 72 horas antes do exame; realizar a coleta pelo menos 7 dias antes da menstruação; verificar confirmação de gravidez, que não tenha realizado mamografia no último ano.

Triagem para Câncer de Boca: Fumante e etilista (dependência do indivíduo ao álcool); Úlceras ou aftas que não cicatrizam; Nódulos em cavidade bucal, face e/ou pescoço; Presença de ínguas na região da face e/ou pescoço.

As vagas são limitadas às quantidades oferecidas. A programação continua com outras ações durante o mês.

Com assessoria